As Seleções Brasileiras masculina e feminina de goalball se classificaram às semifinais do Campeonato das Américas de goalball. Na manhã desta segunda-feira, 21, os homens derrotaram Porto Rico por 10 a 0 na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, enquanto as mulheres superaram o Chile, também por 10 a 0, na quadra da modalidade do CT. Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o confronto.
No jogo masculino, os artilheiros foram Parazinho (6) e Dantas (4). No feminino, Jéssica (4), Moniza (3), Kátia, Danielle Longuini e Larissa marcaram os gols.
Agora, a Seleção masculina enfrenta a Colômbia, que venceu o México por 9 a 8, às 15h desta segunda. Já a Seleção feminina vai encarar os EUA, time vice-campeão paralímpico, às 17h. As semifinais do Campeonato das Américas de goalball terão a transmissão dos canais SporTV.
“Temos mantido um bom desempenho na defesa e os gols que estamos fazendo é consequência do que o técnico [Jônatas Castro] fala conosco. Esperamos agora, na semifinal, um jogo difícil, seja qual for o time adversário”, disse Jéssica, atleta da Seleção feminina.
Esta é a quarta edição do Campeonato das Américas de goalball, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.
A competição vale vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à final do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. Caso perca para os EUA na semifinal, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.
Patrocínio
O goalball brasileiro tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).