Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil avança às semifinais da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas da Turquia no Quad

Leandro Pena durante partida do Parapan de Santiago, em 2023 | Foto: Douglas Magno/CPB

A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas conquistou uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo em Antália, na Turquia, na categoria Quad (atletas que também têm limitações em membros superiores). A equipe garantiu a classificação com uma vitória sobre o Japão por 3 a 0 nesta quinta-feira, 9.

No Masculino Open, os brasileiros venceram a África do Sul, por 2 a 1, enquanto os tenistas da categoria Júnior perderam para o Japão, por 3 a 0.

Os tenistas do Quad buscam vaga na final contra a Turquia nesta sexta-feira, 10. Entre os juvenis, os brasileiros enfrentam a Bélgica para tentar chegar à semifinal. Já no Masculino Open, os atletas enfrentam a Tailândia na briga pelo 5° lugar, após assegurarem vaga para a edição do ano que vem. No Feminino Open, as jogadoras enfrentam o Marrocos, pelo 9° lugar.

Iniciando o confronto diante do Japão no Quad, Leandro Pena abriu o placar ao vencer Daisuke Ishito por 2 sets 0 (7/6 e 6/0). Ymanitu Silva confirmou a vitória brasileira diante de Kei Usami, ao derrotar o japonês por 2 sets a 1 (6/1 3/6 e 6/4). Nas duplas, Silva e Pena ampliaram a vantagem com o triunfo em cima de Ishito e Shota Kawano, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2).

No Masculino Open, Gustavo Carneiro foi superior a Evans Maripa e venceu por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1), em uma hora de partida. Daniel Rodrigues também venceu seu jogo, desta vez contra Alwande Sikhosana, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5). Nas duplas, Carneiro e Bruno Makey foram superados por Maripa e Sikhosana, por duplo 6/4.

Contra os japoneses na categoria Júnior, Vitória Miranda foi derrotada por Rio Okano, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2), e Luiz Calixto perdeu para Ryuhei Tachibana, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2). Nas duplas, Calixto e Gabriel Lima caíram diante de Tachibana e Ryota Kawada, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/0).

Pelo sistema de disputa, a Copa do Mundo é jogada com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery