Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil A e B disputam título do Desafio das Américas de futebol de cegos neste sábado no CT Paralímpico

Ricardinho (dir.) disputa jogada contra chilenos no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana / CPB

A Seleção Brasileira de futebol de cegos A, formada por jogadores com rodagem internacional, e a equipe nacional B, com atletas considerados promessas da modalidade, vão disputar neste sábado, 9, o título do Desafio das Américas, competição que tem acontecido nesta semana no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Com o empate entre Colômbia e Argentina nesta sexta, 8, no mesmo local, somente os dois times do Brasil ficaram com condições de levantar o troféu neste sabádo, já que o formato de disputa do Desafio das Américas é de todos contra todos. Ou seja, cada equipe jogará quatro vezes. Aquela que somar mais pontos será a campeã.

Com a vitória sobre o Chile por 2 a 0 também na tarde desta sexta, 8, em jogo válido pela penúltima rodada, o Brasil A manteve a liderança da tabela e chegou a nove pontos. Um empate diante da Colômbia, a partir das 9h, já assegura o título. Dependendo dos outros resultados, poderá até perder.

Isso porque o Brasil B, com seis pontos, além de vencer os argentinos, em duelo marcado para as 10h30, precisa tirar um saldo de nove gols de diferença. Argentina, com quatro, Chile, com três, e Colômbia, com um, não têm mais chances matemáticas de título.

“Com uma rodada de antecedência, o Brasil já ficou campeão, independentemente de ser o time A ou B. Colocar uma dobradinha no pódio em uma competição como essa mostra a força do futebol de cegos do país. O time B tem jovens que prometem muito, são o futuro para a nossa geração. Ficamos muito felizes pelos meninos”, afirmou o gaúcho Ricardinho, integrante do Brasil A e tetracampeão paralímpico (Pequim 2008, Londres 2021, Rio 2016 e Toquio 2020).  

As partidas serão transmitidas ao vivo pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) no seu canal do YouTube.

Após o Desafio das Américas, o Brasil ainda terá mais duas competições neste ano. De 29 de julho a 08 de agosto, a Seleção participará do Grand Prix Mundial, em Puebla, no México. Por fim, entre 20 e 29 de outubro, a equipe encerra o ano na Copa América, em Córdoba, na Argentina. Este torneio valerá vaga para o Mundial da modalidade de 2023, em Birmingham, na Inglaterra.

Sábado, 9
09h – Brasil A x  Colômbia
10h30 – Brasil B x Argentina

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery