Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atletas do esqui cross-country participam de competição nos EUA neste fim de semana

Quatro atletas do esqui cross-country participam da primeira competição da temporada em Bozeman, Montana (EUA), nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30. O evento faz parte do circuito americano da modalidade e soma pontos o ranking mundial.

A equipe é formada por Aline Rocha, Cristian Ribera, ambos representaram o Brasil nos Jogos PyeongChang 2018, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos.  

Os brasileiros chegaram aos EUA no dia 18 para treinamentos. Após as provas em Montana, eles seguem para Salt Lake City, Utah, para outra etapa do circuito americano. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 17 de fevereiro. A viagem para os EUA faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), responsável nacionalmente pela modalidade.  

O início da temporada de inverno foi adiado, inicialmente prevista para o fim de 2020,  devido a pandemia do Covid-19. No ano passado, os atletas treinaram individualmente, em casa, e em agosto, foi realizado um período de treinamentos com a equipe já com foco na temporada.  

“Tivemos um 2020 difícil com as restrições de viagens e cancelamento de competições em função da pandemia. Isso prejudicou o nosso treinamento na neve e a participação em competições nacionais e internacionais. Entretanto, concentramos a equipe principal desde agosto em São Carlos (SP) e tivemos o nosso melhor ano de treinamento, com um excelente suporte multidisciplinar aos atletas”, explica Leandro Ribela, coordenador técnico de esqui cross-country da CBDN. 

LEIA MAIS
Atletas de esportes de neve se adaptam a treinos no Brasil durante a pandemia 

Para Aline Rocha, primeira mulher brasileira a competir nos Jogos de Inverno, em PyeongChang 2018, o resultado do treinamento já é visível. “Conseguimos fazer um ótimo trabalho desde o início da pandemia e a nossa adaptação na neve foi a mais rápida em comparação a outras viagens. Evoluímos muito nesse período que estamos aqui nos Estados Unidos e acredito que todos terão o melhor desempenho”, relatou.  

A média da pontuação das provas no circuito americano é validada para o ranking mundial. A partir deste ranqueamento, os atletas participam das etapas da Copa do Mundo da modalidade, que somam pontos para classificação para os Jogos de Pequim 2022.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, na China, estão marcados de 4 a 13 de março de 2022. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery