A Seleção Brasileira paralímpica de atletismo terá força máxima no Open Internacional Caixa Loterias da modalidade. Após uma série de lesões atrapalhar a participação do país no Mundial de Doha, em outubro passado, a equipe contará com o retorno de grandes nomes na competição a ser realizada de quarta a sábado, 18 a 21, no Estádio Olímpico (Engenhão), e que servirá como evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Um deles será Lucas Prado, que passou por um longo período de reabilitação no centro de referência do atletismo, em São Caetano do Sul. Ele lesionou o joelho direito de maneira grave no Mundial. O atleta da classe T11 (cego total) fará agora sua primeira competição desde então.
“Estou ansioso por estar sem competir desde outubro do ano passado, então quero ver como vão ser meus resultados e como está minha preparação para ir bem nos Jogos Paralímpicos, em setembro”, disse Lucas Prado, cinco vezes medalhista paralímpico (três de ouro e duas de prata).
Na mesma situação do colega de Seleção encontram-se Verônica Hipólito e Mateus Evangelista. Ambos sofreram com problemas físicos em 2015 e não puderam participar do Mundial. Ainda assim, mantiveram o status de promessas de medalha nos Jogos do Rio-2016.
“Será a minha primeira competição da temporada e estou voltando de uma série de lesões e uma cirurgia, além de uma troca no sistema de treinamentos. Tudo isso me deixa bastante ansiosa. A competição será boa para eu ver como estou também psicologicamente”, disse Verônica Hipólito, que correrá os 100m e 400m rasos, além do salto em distância.
O Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico reunirá 316 atletas de 23 países. Grandes nomes da modalidade já estão confirmados na competição, uma vez que esta será a oportunidade de conhecer o local e a pista onde serão disputadas as provas do atletismo nos Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Programação da competição
Terça-feira (17/5) – 15h30 – Treino aberto da Seleção Brasileira – atletas estarão disponíveis para entrevistas
Quarta-feira (18/05) – 16h às 20h
Quinta-feira (19/05)- 16h às 20h
Sexta-feira (20/05)- 16h às 20h
Sábado (21/05)- 9h às 13h
Ingressos
O público interessado em acompanhar a competição poderá retirar sua entrada de forma gratuita. Os tíquetes serão distribuídos a partir de 1h30 antes de cada sessão na própria bilheteria do Estádio Olímpico.
Convênio – Ministério do Esporte
A participação das Seleções Brasileiras de jovens e principal de paratletismo no Open Internacional Caixa Loterias é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)