Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atleta paulista é top-10 em estreia do Brasil em Mundial de biatlo paralímpico

Delegação brasileira no Mundial de biatlo paralímpico | Foto: divulgação/CBDN

Atletas brasileiros participaram pela primeira vez de um Mundial de biatlo paralímpico. A competição aconteceu em Pokljuka, na Eslovênia, de 6 a 8 de fevereiro. A modalidade, disputada na neve, combina esqui cross-country e tiro esportivo.

A delegação do país foi formada por quatro atletas, todos oriundos do estado de São Paulo: Elena Sena, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos. Elena foi responsável pelas melhores classificações brasileiras, terminando no top-10 nas três provas em que competiu.

Sprint
No primeiro dia de provas, os atletas participaram do Sprint. Na classe Sitting masculino, Guilherme Rocha foi o melhor brasileiro entre os participantes. Ele foi o 11° colocado com um tempo de 22min40s8, não errando nenhum de seus tiros. Em seguida, Wesley dos Santos foi o 22° colocado com 25min18s1, e Robelson Lula ficou na 23ª posição, com um tempo de 25min32s6.

O vencedor da prova foi o norte-americano Aaron Pike, que completou a prova em 20min44s7, seguido por Tao Wang, da China, em segundo, e Yerbol Khamitov, do Cazaquistão, em terceiro.

Já na classe Sitting feminino, Elena Sena foi a única representante brasileira e terminou a prova na sétima colocação, com um tempo de 28min33s02, errando apenas um de seus tiros. A estadunidense Kendall Gretsch venceu a prova com um tempo de 22min30s01, seguida por Anja Wicker, da Alemanha, em segundo e Yunji Kim, da Coreia do Sul, em terceiro.

Perseguição
Posteriormente, os atletas voltaram às pistas no sábado, 8, para as provas de Perseguição. Na prova de classificação do standing masculino, Guilherme Rocha foi o 16° colocado com um tempo de 12min10s85. Logo depois, Robelson Lula ficou na 20ª posição, com um tempo de 12min43s18 e Wesley dos Santos foi o 23° com um tempo de 14min06s01.

Em seguida, eles participaram da final. Guilherme e Robelson repetiram suas colocações da prova classificatória, desta vez com tempos de 16min15s84 e 16min50s42, respectivamente. Wesley não participou da prova. O vencedor da prova foi Zixu Liu, da China, com Mengato Liu, também da China, em segundo e Oleksandr Aleksyk, da Ucrânia, em terceiro.

Elena Sena disputou as provas de Perseguição no Sitting feminino. A brasileira foi a 7ª colocada na prova classificatória com um tempo de 13min50s40. Já na final, ela novamente foi a 7ª colocada, mas desta vez com um tempo de 19min03s62.

Kendall Gretsch venceu a prova de Perseguição, com Yuxin Zhai, da China, em segundo, e Anja Wicker em terceiro.

Distância
Por último, os brasileiros disputaram a prova de distância no domingo, 9, se despedindo do Mundial. No Sitting masculino, Robelson Lula foi o melhor brasileiro da prova, ficando na 14ª colocação com um tempo de 41min31s. Guilherme Rocha foi o 17° com um tempo de 44min39s2 e Wesley dos Santos o 19° com 49min41s7.
Yerbol Khamitov venceu a prova, com Derek Zaplotinsky, do Canadá, em segundo e Aaron Pike em terceiro.

No sitting feminino, Elena Sena foi a 6ª colocada com um tempo de 48min30s2. A vencedora da prova foi Kendall Gretsch, com Anja Wicker em segundo e Shiyu Wang, da China, em terceiro.

Logo após a participação no Mundial de biatlo, a delegação do Brasil segue para a etapa da Copa do Mundo de eski cross country em Trondheim, na Itália.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery