O lançador e arremessador paranaense Trajano Ferreira Caldas Neto, da classe F11 (para atletas com deficiência visual), será um dos 321 participantes no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que acontece nesta terça-feira, 1º, em Curitiba, no Paraná. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), terá a sua primeira etapa do ano na região Sul do país e contará com provas de atletismo, natação e halterofilismo.
As disputas de atletismo e halterofilismo acontecerão na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já as de natação vão ocorrer no Santa Mônica Clube de Campo. O atletismo terá 187 competidores, a natação, 122, e o halterofilismo, 12.
E Trajano Neto terá duas atuações durante as competições na capital paranaense: como atleta e dirigente. Além de lançador e arremessador, é presidente da Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes (APEDEF), de Ponta Grossa, clube que terá 20 atletas representantes no Meeting em Curitiba, entre competidores cadeirantes, com deficiência visual e intelectual.
“Temos uma equipe de 35 atletas com deficiência que fazemos a gestão da carreira esportiva na APEDEF. Sete deles estão ranqueados entre os melhores do Brasil nas modalidades em que atuam, entre lançamentos e arremessos, inclusive, eu. Então, temos atletas com boas chances de representar o país em uma missão como Paris 2024 e isso é um orgulho muito grande para a gente”, afirmou Trajano, de 36 anos, nascido em Guarapuava e radicado em Ponta Grossa.
Atualmente, ele é o primeiro colocado no ranking nacional no lançamento de dardo pela classe F11, com a marca de 35,07 m, registrada durante o Meeting de Campo Grande (MS), em julho deste ano. É também o sexto colocado no ranking brasileiro do lançamento de disco após atingir a distância de 24,06 m nas Paralimpíadas Universitárias durante o Conexão Paralímpica, em João Pessoa (PB).
“Os Meetings são ótimas oportunidades para a gente se manter em ritmo de competição. Quero me manter na liderança do ranking e estou em busca de conseguir a minha classificação internacional o quanto antes. O meu objetivo maior é conquistar o índice para os Jogos de Paris 2024”, completou.
Trajano Neto é cego total há oito anos, após acordar de um período de sono e perceber que havia perdido a visão. Até os dias atuais, ainda não tem um diagnóstico conclusivo dos médicos.
“Meu maior sonho é participar de uma edição de Jogos Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos”, finalizou Trajano, que também é palestrante internacional.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo CPB desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo, halterofilismo e natação e /ou o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Curitiba
Data: 1º de novembro (terça-feira)
Modalidades: atletismo e halterofilismo
Local: Universidade Federal do Paraná
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 1299 – Centro
Modalidade: natação
Local: Santa Mônica Clube de Campo
Endereço: Rodovia Regis Bittencourt, Km 6, nº 5000 – Mauá-Colombo
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)