A APACE-PB, no masculino, e o IERC-RN, no feminino, conquistaram mais uma vez o título do Regional Nordeste de Goalball. As equipes levantaram os troféus na manhã deste domingo, 15, no ginásio do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, Alagoas. Nas finais, os paraibanos venceram a AWA-PE por 14 a 10, e o time potiguar fez 10 a 1 na ADEVIRN-RN, no clássico estadual.
Assim como na primeira fase, APACE-PB e AWA-PE fizeram uma partida disputada. Garantidas na Copa Loterias Caixa de Goalball, as equipes demonstraram dinâmica, no entanto, muitas penalidades foram cometidas. Este foi um detalhe crucial, e que foi bem aproveitado pela equipe de João Pessoa, que venceu a decisão e ficou com o título da competição.
A final feminina também foi um jogo de tira-teima entre as equipes. A peleja foi um roteiro bem parecido com a partida da primeira fase. O dérbi estadual entre IERC-RN e ADEVIRN-RN teve as atuais campeãs mais uma vez levando vantagem sobre as rivais. Denise Souza marcou oito gols e foi peça chave para a construção da vitória de 10 a 1. A jovem Geovana marcou os outros dois.
Ainda com uma vaga a ser definida para o campeonato nacional, a disputa do bronze masculino teve ingredientes de sobra para as equipes entrarem motivadas em busca da vitória. Derrotado na fase inicial da competição para a ADEVIRN-RN, por 8 a 7, o ICP-PB, com uma equipe bem jovem, parece ter aprendido a lição daquele jogo e entrou para a disputa com muita tranquilidade. A postura fez com o que os jogadores pudessem jogar usando a técnica. Resultado disso: vitória de 14 a 7, que rendeu o bronze e o passaporte para a principal competição da modalidade no Brasil.
O jogo que decidiu o bronze feminino abriu o último dia de competições. Vice-campeão na categoria masculina, a AWA-PE também subiu ao pódio na categoria feminina. As meninas de Pernambuco venceram a APACE-PB, por 5 a 3, e vão levar o troféu de terceiro lugar para casa.
Os gols marcados por Denise Souza na final não só contribuíram para o IERC-RN chegar ao título. Com 24 tentos, a ala da seleção brasileira se isolou na artilharia e recebeu o prêmio individual. O artilheiro masculino também foi do Rio Grande do Norte. Clécio de Lima marcou 42 vezes e foi o goleador.
As equipes classificadas para a Copa Loterias CAIXA de Goalball tem até outubro para se prepararem para a disputa do principal título do país. O campeonato ocorrerá, de 18 a 23 de outubro, em Jundiaí, São Paulo, cidade onde a Seleção Brasileira masculina de Goalball se prepara.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)