Escola Paralímpica de Esportes
O que é?
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.
Crianças e jovens com deficiência auditiva não são atendidos pelo projeto porque não integram o programa do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e de suas filiadas.
Onde?
As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras, e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Há também a opção de participar do projeto via os Centros de Referência espalhados por todo o país.
Além das atividades esportivas
As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros.
Quanto custa?
Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.