Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aluna de esgrima em cadeira de rodas da Escola Paralímpica é convocada para Mundial sub-17 na Tailândia

Sabrina Marques se prepara para competir no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Aluna da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita para crianças e jovens do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a paulistana Sabrina Marques, 16, foi convocada para o Campeonato Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas sub-17 e sub-23. A competição será disputada em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, de 21 a 23 de abril.

A atleta conheceu a modalidade há dois anos, quando passou a fazer parte da Escolinha, como o projeto também é conhecido. Já no ano de 2022, ela foi medalhista de bronze do Campeonato das Américas da modalidade, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na disputa do sabre.

Sabrina, que compete na classe B e tem limitações nos movimentos das pernas em razão de uma inflamação na medula que teve aos 11 anos, contou que, antes de chegar à Escolinha, não sabia da existência da esgrima em cadeira de rodas. “Descobri a Escolinha por indicação de minha fisioterapeuta aquática, que me recomendou procurar a natação. Passei por outras modalidades quando cheguei. Mas, na hora em que entrei na esgrima, eu me apaixonei de primeira e nunca mais quis sair. É um esporte que parece violento, mas não machuca e tem muita adrenalina, contou.

A esgrimista irá para a Tailândia logo após medalhas nacionais competindo entre adultos. Na última semana, Sabrina participou da Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, também no CT Paralímpico, e saiu com três medalhas de bronze, tanto na espada, sua arma principal, como também no sabre e no florete.

“Eu recebi a convocação do meu treinador [Ivan Schwantes] e fiquei sem reação, sem acreditar que era verdade. Espero agora conseguir dar meu melhor e medalhar. Estou bem ansiosa para esta competição, para vivenciar uma língua nova e um ambiente com muitas pessoas praticando o esporte”, afirmou a esgrimista, que fará sua primeira viagem internacional.

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos em 14 modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileir

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery