Alex Pires faturou na manhã deste domingo, 23, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Maratona do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). O gaúcho foi o melhor entre os atletas da classe T45/46 (amputados de membros superiores), em prova disputada simultaneamente à Maratona de Londres, na Grã-Bretanha.
Alex completou os mais de 42km do percurso em 2h28min20 – mais de um minuto à frente do segundo colocado, o marroquino Abelhadi El Harti, que registrou 2h29min38. Completou o pódio o britânico Derek Rae, que cravou 2h33min24.
Essa é a segunda medalha de Alex em competições deste tipo. Em 2015, ele havia ficado com a medalha de prata, em prova também disputada na Maratona de Londres. O atleta de 26 anos ainda soma quatro medalhas em Mundiais de Atletismo, todas em provas de fundo – três pratas e um bronze.
Alex descobriu que possuía um encurtamento no braço esquerdo com apenas oito anos. Desde então, procurou tratamento, mas devido à complexidade da situação em perder o movimento do membro, optou por não fazer uma cirurgia. Conheceu o atletismo paralímpico em 2007.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)