Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Alemanha conquista o Mundial Sub-23 de basquete em cadeira de rodas; Brasil encerra em 7º

Partida entre Alemanha e Turquia pelo Mundial sub-23 em cadeira de rodas | Foto: Leo Lemos/CBBC

A Seleção da Alemanha sagrou-se campeã do Mundial Sub-23 de basquete em cadeira de rodas na tarde desta sexta-feira, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ao vencer a Turquia por 71 a 66 na final.

Os turcos dominaram os três primeiros quartos e chegaram a abrir dez pontos de vantagem. No entanto, os alemães reagiram e tomaram a liderança a quatro minutos e meio do fim.

Os irmãos Julian e Maximilian Lammering foram os destaques da equipe vencedora, com 36 e 22 pontos, respectivamente. Invicta durante todo o torneio, a Alemanha foi comandada pelo técnico Peter Richarz, que destacou os fundamentos como chave para o sucesso: “Temos habilidades básicas muito bem desenvolvidas, como o passe e o movimento em quadra. Quando você domina o básico, pode vencer qualquer jogo”, afirmou. Esse é o segundo título mundial da equipe alemã na categoria — o primeiro foi conquistado em 2013, em Adana, na Turquia.

Na disputa pelo bronze, a Grã-Bretanha superou a Austrália por 67 a 60 e ficou com o terceiro lugar.

Mais cedo, o Brasil encerrou sua participação no campeonato com vitória sobre o Japão por 49 a 48, garantindo a sétima colocação. O resultado só foi definido no último segundo, para alívio e comemoração da equipe brasileira.

O acreano João Victor Nascimento, o Jota Jota, foi o grande destaque da partida, marcando 32 dos 49 pontos do Brasil. O acreano também terminou como o principal cestinha da equipe no torneio, com 124 pontos somados ao longo da competição.

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Mário Belo, celebrou a realização do evento no país e a evolução da Seleção: “Ter o Mundial de volta ao Brasil depois de 23 anos é muito emocionante e gratificante, especialmente nesta casa maravilhosa que é o CT Paralímpico. O Brasil vem crescendo: em 2020 foi 12º, em 2022 passou para 8º e agora ficou em 7º. Vamos chegar a 2029 com o Brasil entre os primeiros.”


Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do basquete em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
imp@cpb.org.br

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor