Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Alan Fonteles supera ventania e melhora o tempo nos 200m antes de Mundial da IWAS

O campeão paralímpico Alan Fonteles (APC/SP), 25, venceu com sobras os 200m rasos do atletismo na manhã deste sábado, 28, na terceira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, realizado no CT Paralímpico, em São Paulo. Em uma prova multiclasse, o paraense terminou em primeiro com o tempo de 22s68 contra atletas das classe T42 e T44.

Alan, que é T43 (amputação abaixo dos joelhos), teve como maior adversário nesta manhã o clima. Fortes rajadas de ventos atingiram a pista de atletismo do CT Paralímpico, localizado no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, e isso foi um grande empecilho para os competidores.

“Corri bem, lembrou minhas melhores provas nos Campeonatos Mundiais passados”, afirmou Alan, campeão mundial em Lyon-2013 nos 100m, 200m e 400m.  “Mas, sem querer dar desculpa, o vento atrapalhou um pouco, foi difícil correr com esta ventania”, afirmou o paraense, que teve de amputar as duas pernas aos 25 dias de vida em decorrência de uma sepsemia.

Para se ter uma ideia, no momento da prova, Alan teve de enfrentar um vento contra de 2,1, um dos picos das rajadas na manhã de sábado. Mas, para efeito comparativo, o tempo alcançado pelo paraense agora foi melhor do que o da segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, em agosto, igualmente no CT Paralímpico (22s71), com vento contrário de 0.8.

Este final de semana é parte importante da prepração de Alan Fonteles para disputar o Mundial da IWAS (Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados, na sigla em inglês), em Portugal, de 30 de novembro a 6 de dezembro. 

  O problema enfrentado por Alan Fonteles não impediu que algumas atletas das provas de campo conquistassem resultados importantes neste sábado. Elizabeth Gomes (F55, para lesionados medular) quebrou o recorde nacional no arremesso de peso com 7m68, superando em sete centímetros a marca anterior, dela mesmo, de julho passado.
Julyana Cristina da Silva (F57, para amputados dos membros inferiores), da Urece, também bateu a melhor marca do país no arremesso de peso com 9m25, que supera em 44 centímetros o recorde anterior, também dela, de agosto.
Já a mineira Izabela Campos chegou a 34m11 no lançamento do disco da classe F11 (cegos totais) e estabeleceu novo recorde brasileiro mais de dois metros além da marca anterior, feita nos Jogos do Rio 2016, quando foi medalhista de bronze nesta mesma prova.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas não precisam de credenciamento prévio. Basta dirigir-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação. 

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 

Serviço
Data: 27 a 29 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo  

Programação* 
III etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação 

Sexta (27/10) – 9h às 12h e 15h30 às 18h (dia apenas com halterofilismo) 
Sábado (28/10) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (29/10) – 8h às 12h

*Sujeita a alterações

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery