Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Ádria Santos encerra o revezamento da Tocha Paralímpica no Sul, nesta segunda-feira, 5

Gerson Knittel (à esquerda) foi o primeiro atleta-

Nesta segunda-feira, 5, no penúltimo dia do revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016, a festa começou às 11h e terminou pouco antes das 18h no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Nesta terça-feira, 6, a Tocha segue para o Rio de Janeiro onde será reacesa no Museu do Amanhã.

Os valores Paralímpicos são lembrados a cada cidade. No Sul do Brasil, Joinville representou a coragem, valor que incentiva as pessoas a irem além das suas expectativas, mesmo que isso exija um grande esforço. A mensageira do revezamento Rosicler Ravache, coordenadora do Departamento de Paradesporto da Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville), citou Guimarães Rosa com o verso “o que a vida quer da gente é CORAGEM” ao abrir e encerrar a festa da Tocha.

A velocista Ádria Santos foi a última condutora da festa, acendendo a pira. Emocionada, a mineira declarou a honra de poder participar da festa na cidade que a recebe há 13 anos, “eu sabia que seria uma emoção muito grande, mas é tão forte o que estou sentindo que nem consigo falar direito. Esse não é um momento marcante só para mim, mas é para o movimento paralímpico em geral. Quem está há muito anos neste movimento sabe do que estou falando”.

Números do revezamento
– 6 cidades brasileiras;
– 250 quilômetros percorridos no revezamento;
– 4650 milhas aéreas percorridas pelo avião do comboio;
– 700 condutores;
– 28 visitas especiais.

Sobre o Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016
Entre os dias 1 e 7 de setembro, o revezamento da tocha Paralímpica percorrerá todas as regiões do país, representadas por seis cidades brasileiras, para anunciar a chegada dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A grande novidade da chama Paralímpica é o mecanismo de acendimento: calor humano. Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo poderão enviar mensagens positivas nas redes sociais, por meio da hashtag #ChamaParalímpica, acumulando energia suficiente para acender as chamas.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Ronaldo Rodigheri
Thiago Rizerio
Elder Barros
Flavia Alves (estagiária)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery