O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura), conquistou a medalha de bronze no torneio 4 Nations de badminton paralímpico, realizado em Glasgow, na Escócia. O brasileiro foi superado na semifinal por Chu Man Kai, de Hong Kong, atual líder do ranking mundial, por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18), neste sábado, 22. Com isso, Vitor não avançou para a decisão – não houve disputa pelo terceiro lugar na competição.
Terceiro colocado no ranking mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF, da sigla em inglês), Vitor Tavares liderou seu grupo no 4 Nations e garantiu passagem às quartas de final como um dos cabeças de chave. Um dia antes de encarar Chu Man Kai, ele havia batido o indonésio Subhan Subhan por 2 sets a 0 (21/12 e 21/13).
Aos 25 anos de idade, Vitor Tavares é um dos principais nomes do badminton paralímpico brasileiro. Ele foi o único representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Sua participação nos Jogos de Paris 2024, que começam daqui a 65 dias, depende da convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que ocorrerá nesta terça-feira, 25, às 15h, e será transmitida ao vivo no YouTube da entidade e no canal LMC+ (Vivo TV – canal 612 e Claro TV – canal 548).
Além do curitibano, o Brasil também contou com a participação da dupla Ana Gomes e Daniele Souza no 4 Nations. As atletas, que formaram uma parceria na classe WH1-WH2 (cadeirantes), perderam para as taiwanesas Hu Guang-Chiou/Yang I-Chen por 2 a 0 (21/12 e 21/11) e terminaram em quarto lugar no torneio.
*Com informações da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)