A Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico encerrou sua participação no Chuncheon Open Challenge da modalidade, na Coreia do Sul, com cinco medalhas. Nesta sexta-feira, 5, os atletas brasileiros conquistaram um ouro, duas pratas e dois bronzes.
Campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020, oportunidade em que a modalidade estreou no evento, o paulista Nathan Torquato, da categoria até 63 kg, subiu ao lugar mais alto do pódio na competição coreana. Na decisão, ele derrotou o compatriota Hiury Martins, que ficou com a prata, pelo placar de 9 a 5. Outro brasileiro vice-campeão na Coreia foi o lutador Lucas Moraes (categoria acima de 80 kg), que foi superado na final pelo russo Aliskhab Ramazanov por 12 a 5.
As duas medalhas brasileiras de bronze foram de Pedro Neves e Claro Lopes. Pedro foi terceiro colocado na mesma categoria de Lucas Moraes. Inclusive, foi derrotado na semifinal também pelo russo Aliskhab Ramazanov (13 a 5). Já Claro, da categoria até 80 kg, avançou à semifinal e sofreu um revés para o sul-coreano Jeonghun Joo (16 a 4).
Dos medalhistas brasileiros em Chuncheon, Nathan e Claro foram convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começarão daqui a 54 dias, em 28 de agosto. Além dos dois atletas, mais quatro representarão o Brasil na capital francesa: Ana Carolina Moura, Débora Menezes, Maria Eduarda Stumpf e Silvana Fernandes. A Seleção de taekwondo que irá para Paris é duas vezes maior em relação a que esteve em Tóquio 2020, ocasião em que o Brasil foi campeão da modalidade com um ouro, uma prata e um bronze.
Para Paris 2024, além dos seis lutadores de taekwondo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou outros 118 atletas de nove modalidades no último dia 25 de junho. Na próxima quinta-feira, 11 de julho, a entidade anunciará representantes de mais nove esportes em live que será transmitida no canal do YouTube do CPB e no canal LMC+, disponível na Claro TV (548) e Vivo TV (612). Os nomes dos tenistas serão divulgados sete dias depois.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Nathan Torquato é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Claro Lopes e Nathan Torquato são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)