O paranaense Marcelo Marton, 53, conquistou duas medalhas de ouro neste sábado, 7, segundo dia de disputas no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo. A competição, que conta com 49 atiradores, começou nessa sexta-feira, 6, e se estende até este domingo, 8, no Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro, em Deodoro, zona oeste da capital fluminense.
O Brasileiro de tiro esportivo acontece simultaneamente aos de atletismo, natação e halterofilismo – no entanto, estes ocorrem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Juntas, as quatro competições reúnem 1.197 atletas, dos quais nove foram campeões paralímpicos nos Jogos de Paris 2024 e outros 37 também subiram ao pódio na capital francesa.
Campeão parapan-americano na prova R1/R2 – carabina de ar em pé 10m SH1 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, Marcelo ficou paraplégico após ser atingido por um tiro acidental aos 18 anos. Neste sábado, ele faturou o título brasileiro na R1- carabina de ar em pé 10m SH1, bem como na R6. Na primeira disputa, ele anotou 244,1 pontos – recorde de finais -, seguido por Sandro Santorum(229,9) e Benedito Silva (202,5). Antes, a melhor marca em uma decisão da prova no Brasileiro já era de Marcelo (241,8).
Já na segunda, ele fez 586,7 pontos. Carlos Garletti (585,7) e Luiz Azevedo (568,4) completaram o pódio. “Fiquei muito feliz com os resultados. Foi um dia muito quente no Rio de Janeiro e isso dificulta um pouco, mas terminar este sábado, com as duas conquistas , mostra que todo o treinamento tem dado certo”, avaliou o atirador, que ainda disputará a prova R3 neste domingo, dia de encerramento do evento. “Vou atrás do terceiro ouro. Sei que tenho chances”, concluiu.
No primeiro dia do Brasileiro de tiro esportivo no Rio de Janeiro, o destaque foi o curitibano Igor Silva, 43, estreante no evento. Ele foi campeão da prova P1 – pistola de ar 10m SH1 em seu último tiro, quando ultrapassou o carioca Ricardo Lima e assumiu a primeira posição.
Além das competições, o CPB realizou a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa neste sábado. Mais de 18 mil crianças e jovens experimentaram modalidades adaptadas de maneira lúdica em 110 cidades do país.
Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa
Datas: até 8 de dezembro, a partir das 8h
Atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000.
Tiro esportivo
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro.
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)