Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Triatleta paulista Jéssica Messali é vice-campeã mundial e Brasil encerra competição com duas medalhas

Jéssica Messali em ação no Mundial de triatlo paralímpico | Foto: Divulgação/CBTri

A triatleta paralímpica Jéssica Messali, que fará 37 anos no próximo dia 29 de outubro, foi vice-campeã mundial em Torremolinos, Espanha, nesta sexta-feira, 18.  A paulista completou o percurso pela classe PTWC (cadeirantes) em 1h07min45s e conquistou a prata, sendo superada apenas pela norte-americana Kendall Gretsch (1h07min31s). O bronze ficou com a australiana Lauren Parker (1h08min57s). 

Outra conquista brasileira no Mundial de triatlo paralímpico foi da mineira Letícia Freitas, da classe PTVI (deficiência visual). A atleta faturou a medalha de bronze também com a marca de 1h07min45s. O pódio foi completado pela espanhola Susana Rodriguez (1h05min47s) e pela italiana Francesca Tarantello (1h07min31s).

Além das duas triatletas, o Brasil também foi representado pelo catarinense Jorge Luís Fonseca (classe PTS4) e pelo goiano Ruiter Silva (PTS5) – ambas para atletas andantes com limitações físico-motoras. Eles terminaram nas nona e 10ª posições, respectivamente, com os tempos de 1h06min22s e 1h05min07. 

“Os atletas brasileiros mostraram um ótimo desempenho no Campeonato Mundial de tritalo paralímpico 2024, destacando-se em suas respectivas categorias. A determinação e o comprometimento demonstrados por esses atletas os posicionam como fortes candidatos nas próximas competições”, analisou Ivan Razeira, gerente de triatlo paralímpico da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri). Todos os resultados do Mundial podem ser vistos neste link.

O Mundial sucedeu outra competição internacional disputada pelos brasileiros no continente europeu. No último dia 12 de outubro, os triatletas competiram na etapa da Copa do Mundo de Alhandra, em Portugal.  À ocasião, o Brasil encerrou o evento com duas medalhas de ouro (Jéssica Messali e Letícia Freitas), uma de prata (Jorge Luís Fonseca) e duas de bronze (Ruiter Silver e Jonas Souza). Os resultados da etapa da Copa do Mundo de Alhandra estão disponíveis neste link.

Time São Paulo
As atletas Jéssica Messali e Letícia Freitas são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery