O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir da próxima terça-feira, 8, a Série A do campeonato Brasileiro de futebol de cegos. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) conta e conta com 12 times.
A disputa vai até o dia 13 de outubro. Haverá transmissão das partidas da semifinal, disputa pelo bronze e final no canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O torneio reúne os melhores atletas do Brasil e do mundo. Da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no início de setembro, estarão presentes todos os dez medalhistas: os goleiros Luan e Matheus Costa, o fixo Cássio, e os alas Maicon, Tiago Paraná, Jefinho, Jonatan Felipe, Ricardinho e Jardiel, além do pivô Nonato.
Uma novidade nesta edição é a participação, pela primeira vez na história da modalidade, de um clube tradicional da elite do futebol brasileiro: o Corinthians, que estreia na competição graças a uma parceria com o Maestro-PR, uma associação que já participa do calendário da CBDV desde 2018.
O ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior vencedor, com sete títulos, seguido pela Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos), a atual campeã, que possui seis conquistas.
As equipes serão divididas em três grupos com quatro times cada. Elas entre si em turno único. Avançam às quartas de final as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertençam. Caem para a Série B as três piores na classificação geral.
A tabela completa pode ser acessada aqui
Confira os grupos da primeira fase do Campeonato Brasileiro:
Grupo A: AGAFUC-RS, ESCEMA-MA, INV-SP, UNIACE-DF
Grupo B: AMC-MT, ADEF-DF, CORINTHIANS-SP, ADESUL-CE
Grupo C: APACE-PB, ACERGS-RS, APADEVI-PB, APADV-SP
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de futebol de cegos conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)