O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe neste domingo, 29, o Campeonato Brasileiro de taekwondo. O evento contará com a participação de 83 atletas.
Rodrigo Ferla, coordenador técnico da Seleção Brasileira de taekwondo, explicou que esta é a principal disputa nacional e garante ao vencedor de cada categoria o direito de participar de uma seletiva da Seleção Brasileira da modalidade em 2025.
“Este campeonato será o primeiro do novo ciclo, para os Jogos de Los Angeles 2028. A Federação Internacional de Taekwondo [World Taekwondo] anunciou que teremos a inclusão de classes para atletas com deficiência intelectual nos próximos Jogos Paralímpicos e, por isso, teremos um olhar muito atento para elas, já pensando em trazer mais atletas para a Seleção. Além disso, vamos observar a categoria de base, de 12 a 15 anos, que serão os novos atletas a representar o Brasil no futuro em competições oficiais, principalmente a partir de 2032”, disse.
A competição no CT não terá os seis brasileiros que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, encerrados em oito de setembro. Na França, o país conquistou duas medalhas na modalidade: ouro com a mineira Ana Carolina Moura, na categoria até 65kg, e bronze com a paraibana Silvana Fernandes, na categoria até 57kg.
No ano passado, o Campeonato Brasileiro também aconteceu no CT e reuniu 79 competidores de 11 unidades federativas. Ele foi vencido pelo estado do Paraná, seguido por Rio de Janeiro e São Paulo.
Patrocínio
O Campeonato Brasileiro de taekwondo conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)