O Santer Vikings, do Rio de Janeiro, e os Gladiadores, do Paraná, farão nesta sexta-feira, 27, a final do Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O jogo acontece a partir das 17h e terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV3.
A competição é disputada desde a terça-feira, 24, no CT. Ela conta com seis equipes na Primeira Divisão. Em paralelo, também foi disputado o Brasileiro da Segunda Divisão, com o mesmo número de equipes.
Todos os times se enfrentaram na primeira fase e os dois que obtiveram a melhor classificação chegaram à final. Também haverá disputa pelo terceiro e pelo quinto lugar nesta sexta-feira, no CT Paralímpico.
Vencedores dos Campeonatos Brasileiros de 2021 e 2023, a equipe do Santer Vikings venceu todas as partidas da primeira fase. Na estreia, superou a equipe BSB por 56 a 40. A seguir, derrotou o Ronins por 47 a 30. Também venceu os Gladiadores, agora adversários na final, por 51 a 31; os Gigantes, adversários da final do ano passado, por 58 a 48; e a ADEACAMP por 53 a 28.
Já os Gladiadores terão na final a chance de vingar a única derrota que sofreram ao longo da competição. A equipe paranaense bateu os Gigantes por 51 a 40; venceram o BSB por 44 a 37; derrotaram a ADEACAMP por 52 a 40; e o Ronins por 52 a 46.
As demais partidas da competição contam com transmissão da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR), no canal do YouTube da entidade.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)