O Campeonato Brasileiro de canoagem paralímpica 2024 se encerrou em Lagoa Santa, Minas Gerais, no último domingo, 15. O destaque ficou com a equipe IBRES-DF, que somou 53 pontos, seguida pela equipe ICL-PR, que garantiu a segunda posição com 20 pontos, e pela equipe ANC-PR, que ficou em terceiro lugar com 16 pontos.
A competição, que também reuniu atletas da canoagem convencional, foi a terceira da modalidade no país nesta temporada e teve papel decisivo na classificação dos atletas. A pontuação do Brasileiro, somada aos resultados das etapas I e II da Copa Brasil, será usada no ranking nacional.
+CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM
O evento ocorreu logo após o Brasil conquistar quatro medalhas na canoagem nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O país deixou a capital francesa com um ouro, duas pratas e um bronze.
O sul-mato-grossense Fernando Rufino e o paranaense Igor Tofalini fizeram a dobradinha, ouro e prata, na prova 200m VL2. Já o piauiense Luís Carlos Cardoso ficou com a prata nos 200m KL1, enquanto o paranaense Miqueias Rodrigues faturou o bronze nos 200m KL3.
“O Brasileiro foi um evento extremamente positivo, que mostrou a força da nossa canoagem e o talento dos nossos atletas. Parabenizamos todos que participaram e agradecemos aos parceiros pelo apoio fundamental na realização do campeonato”, destacou Luciana Costa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
O Campeonato Brasileiro foi organizado pela CBCa. Contou com a colaboração e apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Governo do Estado de Minas Gerais, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura de Lagoa Santa e Federação Mineira de Canoagem (FEMIC).
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)