A atleta paulista Beth Gomes conquistou o bicampeonato paralímpico no lançamento de disco da classe F53 (que competem sentados) nesta segunda-feira, 2, no Stade de France, pelos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ele venceu a prova com a marca de 17,37m, estabelecendo o novo recorde da competição — que era de 15,48m. A japonesa Keiko Onidani, com 15,78m, e a ucraniana Zoia Ovsii, com 14,17m, completaram o pódio
Esta é a segunda medalha de Beth nos Jogos de Paris 2024. Também nesta segunda-feira, porém nas provas realizadas pela manhã, a atleta conquistou a medalha de prata no arremesso de peso ao atingir a distância de 7,82, recorde mundial na classe F53.
A atleta, que foi diagnosticada com esclerose múltipla quando era atleta de vôlei em 1993, havia vencido a mesma disputa nos Jogos de Tóquio com 15,68m. Naquela ocasião, ela era atleta da classe F52. Depois, ela voltou a vencer a prova do disco no Mundial de atletismo de Kobe, no Japão, em maio deste ano, já pela classe atual.
Além disso, Beth renovou seguidas vezes o recorde mundial da prova, sendo a última vez no final de junho de 2024, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ao realizar um lançamento de 18,45m.
Beth Gomes, ao lado do nadador Gabriel Araújo, foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ocorreu no último dia 28.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Beth Gomes é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
A atleta Beth Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)