Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Argentina se naturaliza brasileira, participa de treinos do remo e vive expectativa de ir a Paris 2024

Delegação brasileira do remo paralímpico, com Alina Dumas (segunda à esquerda), celebra vaga para Paris 2024 | Foto: Divulgação/CBR

Nascida na Argentina, a remadora Alina Dumas, 31, esteve no grupo de oito atletas que participaram da Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de remo paralímpico, em São Paulo, encerrada nesta sexta-feira, 5. Esse período de treinos foi o penúltimo em águas brasileiras antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A atleta, que começou a praticar remo convencional em 2015, quando morava no Canadá, acabou de chegar ao Movimento Paralímpico. Ela entrou no remo adaptado após romper os ligamentos dos dois tornozelos, em 2020, passar por três cirurgias e ficar com sequelas da lesão no pé esquerdo.

Sua classificação funcional e naturalização brasileira foram feitas em 2024, já com o objetivo de participar do Qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, realizado em Lucerna, na Suíça, em maio.

Na Europa, ela e sua equipe conseguiram se qualificar para o megaevento ao chegar na segunda colocação da prova Quatro com PR3 (PR3 Mix4+). O time foi formado por Alinas, Priscila Barreto, Erik Lima e Gabriel de Souza, além do timoneiro Jucelino da Silva.

“Foi uma sensação de muito nervosismo ao chegar lá em minha primeira competição internacional. Mas, uma vez no ponto de partida, o importante foi fazer o que eu sei fazer e terminar a prova”, disse a atleta, que deve se reunir com a Seleção Brasileira de remo, novamente em São Paulo, entre os dias 18 e 26 de julho.

Alina, que mora no Brasil desde 2017 e é pesquisadora na área da medicina, disse que a descoberta do Movimento Paralímpico permitiu traçar novos objetivos no esporte. “Conforme minha lesão avançou, pensei que ficaria no remo convencional apenas por lazer e participando de competições nacionais sem muitas pretensões. Agora, estou com grandes objetivos, como participar de Mundial e de Jogos Paralímpicos”, afirmou.

A convocação dos remadores brasileiros que estarão nos Jogos de Paris acontecerá no próximo dia 11 de julho, em live que será transmitida no canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e no canal LMC+, disponível na Claro TV (548) e Vivo TV (612). O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já anunciou 124 nomes de 10 modalidades no último dia 25 de junho. Os nomes dos tenistas serão divulgados em 18 de julho.

Confira os atletas convocados para a semana de treinamentos da Seleção de remo paralímpico:

Priscila Barreto de Souza 4+ PR3 mix
Gabriel Mendes de Souza 4+ PR3 mix
Erik Matheus de Lima 4+ PR3 mix
Alina Dumas 4 + PR3 mix
Jucelino Silva 4+ PR3 mix
Claudia Santos 1X PR1F
Jairo Krug 2X PR3 mix
Diana Barcelos 2X PR3 mix

Patrocínios
A Semana de Treinamentos do remo conta com o apoio do Ministério do Esporte, mediante parceira por Termo de Fomento entre CPB e SNPAR – Secretaria Nacional do Paradesporto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery