Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra Copa do Mundo de esgrima em CR com gaúcho Jovane Guissone entre os 5 melhores na espada

Jovane Guissone, à esquerda, em jogo na Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas | Foto: Divulgação/Rosele Sanchotene/CBE

O gaúcho Jovane Guissone conquistou a melhor classificação do Brasil na Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de sexta, 24, a domingo, 26. O atleta foi superado no quadro de oito nas disputas da espada B e terminou a competição na quinta colocação, a uma vitória do bronze.

Esse foi o último campeonato que oferecia pontos para o ranking classificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Também foi o último torneio internacional da Seleção Brasileira antes do megaevento.

Jovane iniciou a competição no quadro de 16, batendo o tailandês Chitiphat Charoenta por 15 a 12. Porém, foi superado pelo mesmo placar no quadro de 8 por Olegs Garkuls-Gurevics, da Letônia.

O ouro na espada B foi para o britânico Dimitri Coutya, a prata para o chinês Benjum Kin e os bronzes para Ali Ammar, do Iraque, e Olegs Garkuls-Gurevics, da Letônia.

Na espada masculina A, Kevin Damasceno e Lucas Julião perderam no quadro de 32, respectivamente, para o britânico Pires Gilliver (15 a 2) e para o francês Luca Platania (15 a 6). Lenílson de Oliveira e Alex Sandro Souza ficaram no quadro de 64.

Kevin ficou em 30º lugar na classificação; Lucas, em 32º, Lenílson, em 33º; e Alex Sandro, em 37º. Matteo Dei Rossi (Itália) levou o ouro, Piers Gilliver (Grã-Bretanha), a prata, e Zainulab Al-Madhkhoori (Iraque) e Jiankuan Tian (China), os bronzes.

No florete feminino B, após superar a pule, Mônica Santos chegou ao quadro de 32. Contudo, foi derrotada pela sul-coreana Hye Eun Cho pelo placar de 15 a 7.
Mônica terminou na 20ª colocação na tabela de classificação. O ouro foi para Saysunee Jana, da Tailândia, a prata para Ron Xiao, da China, e os bronzes para Nadiia Doloh, da Ucrânia, e Lanzhu Ao, da China.

Já no florete feminino A, Rayssa Veras não conseguiu concluir seu combate (DNF) com a chinesa Xufeng Zou, pelo quadro de 32. Também nesta fase, caíram Carminha Oliveira (15 a 0), para a sul-coreana Kyeong Hyo Kwon, e Fabiana Soares (15 a 3), para a italiana Loredana Triglia.

Carminha terminou em 21º lugar, Fabiana em 23º e Rayssa em 24º. A medalha de ouro foi conquistada por Haiyan Gu (China), a de prata por Briana Vide (França) e as de bronze por Xufeng Zou (China) e Nataliia Morkvych (Ucrânia).

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery