A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas iniciou, nesta terça-feira, 7, sua participação na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas com duas vitórias e uma derrota. Em Antália, na Turquia, os atletas do Masculino Open e Quad venceram japoneses e sul-africanos, por 2 a 1, respectivamente. Já a equipe do Feminino Open foi superada pelas holandesas, por 3 a 0.
Abrindo os confrontos no Masculino Open, Gustavo Carneiro venceu Shogo Takano e abriu vantagem para o Brasil com uma vitória por duplo 6/0. Na sequência, Daniel Rodrigues confirmou o ponto brasileiro ao vencer, de virada, Kouhei Suzuki, por 2 sets a 1 (2/6 6/4 e 6/4). Nas duplas, Carneiro e Bruno Makey perderam para Takano e Tomoya Tachi, por 2 sets a 1 (6/4 2/6 7/10).
Pela categoria Quad, Leandro Pena garantiu o primeiro triunfo da equipe em um duelo equilibrado contra Lucas Sithole e conquistou a vitória por 2 sets a 1 (6/3 6/7 6/2). Já Ymanitu Silva foi derrotado por Donald Ramphadi, por 2 sets a 0 (6/1 7/6). Nas duplas, os brasileiros derrotaram Ramphadi e Sithole, por 2 sets a 0 (6/2 6/1).
Para o capitão da categoria Quad, Vinícius Cyrillo, estrear com uma vitória motiva ainda mais os atletas na competição. “Foi muito importante começar com o pé direito, contra um grande time, que é a África do Sul. Temos equipes bem equilibradas e cada vitória é comemorada com muita alegria, sabendo que é um passo importante rumo ao nosso objetivo final”, destacou.
No Feminino Open, as brasileiras foram superadas pelas holandesas. Primeiro, Jade Lanai perdeu para Aniek Van Koot, por duplo 6/0. Depois, Meirycoll Duval foi superada por Diede de Groot, por 2 sets a 0 (6/2 6/3). Nas duplas, Maria Fernanda Alves e Lanai foram derrotadas por Jinte Bos e Lizzy de Greef, novamente por 2 sets a 0 (por 6/3 6/1).
Os brasileiros voltam às quadras nesta quarta-feira, 8, a partir das 5h (horário de Brasília). As equipes masculina e feminina enfrentam a Grã-Bretanha, enquanto os brasileiros da categoria Quad tem duelo contra o Chile. Já entre os tenistas da categoria Júnior, os brasileiros jogam contra a África do Sul.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)