Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiro de futebol de cegos chega às quartas de final; confira os confrontos e como acompanhar

Jogadores do Maestro/PR reunidos na arena multiuso do CT Paralímpico| Foto: Divulgação/ Tuane Fernandes/ CBDV

Um confronto que poderia muito bem ser mais uma vez a final do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série A acabou “adiantado” por conta do desfecho da fase classificatória, encerrada na quarta-feira, 13 , em São Paulo. Os 100% de aproveitamento deixaram a atual campeã Apace-PB na primeira colocação geral. Os paraibanos terão pela frente o badalado Maestro-PR, seu adversário na decisão do ano passado. Recheado de craques da Seleção Brasileira, o conjunto paranaense conseguiu apenas a última das oito vagas em disputa pelas 12 camisas que iniciaram o torneio na segunda-feira.

O encontro abrirá as quartas de final, na sexta-feira, às 9h (de Brasília), no CT Paralímpico. Confira os confrontos:

09:00 APACE-PR x MAESTRO-PR
10:15 AMC-MT x INV-SP
14:30 ACERGS-RS x ESCEMA-MA
15:45 AGAFUC-RS x ADEF-DF

A final do Campeonato Brasileiro será disputada no domingo, 17, com transmissão ao vivo pelo SporTV – as quartas de final e semifinais também serão exibidas, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no YouTube.

A última rodada da fase de grupos segurou as emoções até o duelo entre Maestro e Apadevi, equipes que fecharam a quarta-feira com o placar de 0 a 0. O Grupo B, do qual fizeram parte, acabou com todos os jogos terminados em empates sem gols. O critério disciplinar dos cartões foi o que acabou determinando as classificações de Maestro e INV-SP, os dois últimos a se garantir no mata-mata, e o rebaixamento da Acelgo-GO, que teve o argentino Nahuel Lopez expulso na segunda rodada. A equipe goiana, terceira colocada no Regional deste ano, juntou-se à Urece-RJ e ao CFCP-PA. Os três clubes foram rebaixados e disputarão a Série B de 2024 – os cariocas e os paraenses foram os dois únicos times que não pontuaram.

Medalha de bronze em 2022 e pentacampeã nacional, a Agafuc-RS ficou com a quarta vaga ao empatar sem gols com a AMC-MT, dona da segunda melhor campanha no geral. A Acergs-RS, sua rival no Rio Grande do Sul, foi a terceira colocada na fase de grupos deste ano, mesmo com a derrota por 4 a 0 para a Apace – Maicon, duas vezes, além de Jonatan e Jardiel fizeram os gols. Jardiel, por sinal, é o artilheiro até aqui, com cinco ao todo.

Surpresas na reta final da fase de grupos, a Adef-DF e a Escema-MA, que entraram em quadra na última rodada até com a possibilidade de serem rebaixadas, foram a quinta e sexta melhores equipes, respectivamente, e avançaram para as quartas de final. O time de Brasília, campeão regional deste ano, fez 3 a 0 no CFCP (gols de Iturria, duas vezes, e Marcelo). Já os maranhenses bateram e rebaixaram a Urece: 1 a 0, gol de Paulinho. Confira a tabela completa e todos os resultados do torneio neste link.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery