O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta semana o II Camping Internacional de corrida em cadeira de rodas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O objetivo da iniciativa é capacitar técnicos e atletas do Brasil e da América Latina em provas de velocidade, fundo e rua realizadas em cadeiras de rodas.
Entre esta segunda-feira, 28, até sexta-feira, 1º, 28 atletas de seis país (Brasil, México, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile) participarão de treinamentos coletivos e técnicos na pista de atletismo e na academia, além de frequentarem um ciclo de palestras e debates com temas relacionados à corrida em cadeira de rodas.
Pelo Brasil, participam o paraibano Ariosvaldo Fernandes, o Parré, medalhista de bronze nos 100m e no revezamento 4x100m misto no Mundial de Paris 2023; a paranaense Aline Rocha, ouro na prova sprint e bronze na disputa de 18km no Mundial de esqui cross-country na Suécia 2023; e os paulistas Leonardo Melo, atual recordista brasileiro dos 100m, da meia maratona e dos 5.000m, Vanessa Cristina, ouro na Maratona de Cape Town 2022, e Jessica Giacomelli, atual recordista brasileira dos 200m, entre outros.
O ciclo de palestras e debates será realizado em conjunto com a Educação Paralímpica, programa do CPB que tem a responsabilidade de planejar e desenvolver cursos para a formação e contínua qualificação e aprimoramento de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais envolvidos com o esporte paralímpico. “Multidisciplinaridade na corrida em cadeira de rodas”, “Iniciação Esportiva para atletas” e “Modelos de treinamento na corrida em cadeira de rodas” serão alguns dos assuntos a serem debatidos.
Vale lembrar que, há um ano, o CPB destinou 31 cadeiras de rodas próprias para corridas e 12 petras a Centros de Referências de 22 unidades federativas do país. A entrega aconteceu graças ao patrocínio da Braskem e teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento de atletas em provas com tais equipamentos.
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)