Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção de futebol de cegos vence França, avança à semifinal da Copa e se classifica para Paris 2024

Nonato tenta passar por marcação francesa durante jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu a França por 1 a 0, nesta terça-feira, 22, nas quartas de final da Copa do Mundo da modalidade, competição que está inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), em Birmingham, Inglaterra. Com o resultado alcançado graças ao gol de Raimundo Nonato, no segundo tempo, o Brasil avançou à semifinal do torneio e garantiu uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Isso porque os três primeiros colocados da Copa do Mundo se classificarão para o megaevento na capital francesa. O Brasil já está entre os quatro melhores e enfrentará a China na próxima fase, nesta quarta-feira, 23, às 14h30 (de Brasília), em partida que poderá ser acompanhada no canal do YouTube da IBSA. Os chineses, no entanto, já têm vaga nos Jogos de Paris 2024 por serem campeões asiáticos. Ou seja, mesmo que a Seleção encerre a Copa na quarta colocação estará na capital francesa no próximo ano.

Para as quartas de final, o técnico Fábio Vasconcelos escalou a equipe com o goleiro Matheus, o fixo Cássio Reis, os alas Jardiel e Tiago Paraná, além do pivô Raimundo Nonato.

Luan, goleiro titular há anos, está fora do torneio. Na segunda partida do Brasil na competição, diante do Marrocos, ele teve uma lesão muscular, estiramento grau 1, ao fazer uma difícil intervenção e impedir o empate marroquino.

Tiago Paraná foi o responsável por criar a primeira grande chance brasileira na partida desta terça-feira. Com dois minutos de partida, o atleta fez bela jogada individual e chutou com perigo, rente à trave direita adversária. Na sequência, foi a vez de Jardiel assustar a equipe francesa com uma finalização rasteira, espalmada pelo goleiro Bartolomucci.

O Brasil continuou pressionando os franceses, rondando constantemente a meta rival. A cinco minutos do fim da etapa inicial, Nonato teve a chance de marcar o primeiro, mas, desequilibrado na pequena área, arrematou para fora. A França respondeu logo depois em uma bela conclusão do capitão Frederic Villeroux. O goleiro brasileiro Matheus, com uma linda defesa, evitou o gol francês.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira manteve a posse de bola e criou as melhores chances. A mais perigosa, a oito minutos do fim, foi uma cobrança de tiro livre feita por Cássio. A bola passou à esquerda de Bartolomucci. Mas, um minuto depois, Jardiel carregou a bola por meia quadra, limpou a marcação e, já na pequena área, Nonato só empurrou para meta. Brasil 1 a 0.

O Brasil administrou a vantagem até o final, assegurou a vitória diante dos franceses e a vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Agora, na semifinal, encara a China, nesta quarta-feira, às 14h30, ainda em busca do hexacampeonato mundial.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery