A Seleção Brasileira feminina de goalball estreou neste domingo, 20, nos Jogos Mundiais da IBSA com vitória: 9 a 0 sobre a Ucrânia, em partida realizada na CBS Arena, em Coventry, Inglaterra – o goalball é a única modalidade cuja sede não fica em Birmingham, palco de todas as demais disputas do evento.
A equipe volta à quadra nesta segunda-feira para encarar a Finlândia, às 14h15 (de Brasília). Haveria um jogo mais cedo diante da Dinamarca, mas a adversária está fora do torneio. Todos os jogos contam com transmissão ao vivo da Federação Internacional de Esportes para Cegos em seu canal no YouTube.
Com atuação defensiva impecável, o Brasil ainda mostrou versatilidade ofensiva, tendo todas as seis atletas convocadas marcando gols: Moniza fez três, Jéssica marcou dois e Carol Duarte, Dani Longhini, Gaby e Kátia anotaram um cada. Vale lembrar que o torneio de goalball na Inglaterra está sendo disputado apenas por países ainda sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris, razão pela qual a Seleção masculina brasileira, já classificada, não participa. Para carimbar seu passaporte, as mulheres terão de conquistar o título. Caso contrário, a última oportunidade será no Parapan do Chile, em novembro.
“Tenho certeza que, com esse time, chegaremos ao melhor lugar desse pódio. O grupo todo está na mesma sintonia e quer buscar o melhor”, garante Jéssica. Você pode conferir um pouco da estreia brasileira neste link.https://www.instagram.com/cbdvoficial/
O torneio das mulheres conta com 12 países divididos em duas chaves. O Brasil integra o Grupo A e enfrentará na primeira fase, além das ucranianas, EUA, Canadá, Finlândia e Alemanha. As dinamarquesas, que também estavam neste grupo, tiveram de desistir pois viajaram somente com três jogadoras e uma não passou pela classificação oftalmológica. Os quatro melhores times de cada grupo passam às quartas de final.
Com informações da CBDV