O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir desta sexta-feira, 11, até sábado da próxima semana, 19, a Copa das Federações de tênis em cadeira de rodas. O torneio contará com cerca de 70 atletas de 18 estados.
A competição será disputada entre as unidades federativas brasileiras, com quatro categorias: Masculino Open – Divisão A, Masculino Open – Divisão B, Feminino Open – Divisão A e Quad-exibição (para atletas com limitações nos membros superiores).
A categoria Masculino Open – Divisão B abrirá o torneio, com jogos entre sexta-feira, 11, e domingo, 13. Os estados participantes serão Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.
Já a categoria Masculino Open – Divisão A será formada por tenistas das oito melhores federações no ranking nacional, conforme classificação de 2022: Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Paraná. Os jogos acontecerão de segunda-feira, 14 , a quarta-feira, 16.
Na disputa do Feminino Open – Divisão A estarão Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rondônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins e Acre, com disputas entre quinta-feira, 17, e sábado, 19.
O Quad-exibição também acontece de 17 a 19 de agosto e terá representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Tocantins, mas não contará pontos para o ranking brasileiro.
Para o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, a adesão dos estados na competição é resultado do trabalho da entidade. “Estamos muito felizes com a participação das federações na Copa. O esporte vem crescendo no Brasil e temos mais atletas a cada dia, fazendo com que tenhamos mais equipes e profissionais espalhados pelos estados. Serão nove dias de competição com jogos de alto nível”, comentou.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)