Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeões no Parapan de Jovens, tenistas brasileiros disputam torneio nos EUA nesta semana 

Vitória e Luiz exibem suas medalhas em Bogotá | Foto: Wander Roberto/CPB
Os tenistas mineiros Vitória Miranda, número 3 do ranking mundial juvenil tênis em cadeira de rodas da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), e Luiz Calixto, 21°, vão disputar o Cruyff Foundation Americas International Junior Camp, em Houston, nos Estados Unidos, acompanhados pelo técnico Leonardo Oliveira. O torneio acontecerá de 21 a 25 de julho. 

O evento é um camping regional, que reúne os melhores jogadores juvenis da modalidade para treinarem juntos. Durante esse período, também é realizado o torneio que soma pontos para o ranking ITF, com o intuito de preparar os juniores para o nível profissional.

Para Luiz Calixto, a entrada no torneio é uma oportunidade enorme.  “Foi incrível quando recebi a notícia que iria para um evento desse tamanho. Nunca imaginei, mas com o trabalho que venho fazendo e com o suporte que a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem dado, essa conquista foi possível. Estou muito feliz e pretendo continuar dando o melhor de mim para seguir em busca de mais conquistas”, disse o mineiro.

Participante da edição de janeiro, na França, Vitória disse estar confiante para a competição. “Acredito que posso fazer um bom torneio e quero ir em busca do pódio”. A tenista ainda afirma que, além das medalhas, o evento também ajuda os atletas a evoluírem em quadra. “Mesmo mirando estar entre os melhores, não posso deixar de buscar desenvolver minhas habilidades e ganhar mais experiência. É um trabalho a longo prazo”, completou.

A participação no torneio norte-americano ocorre após ambos subirem ao pódio no Parapan de Jovens de Bogotá 2023, na Colômbia, no mês passado. À oportunidade, Vitória foi campeã em simples e duplas mistas, ao lado de Luiz, que, por sua vez, ainda foi prata nas duplas masculinas e bronze no individual. 

Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jesus Tajra, com as presenças dos brasileiros na competição nos EUA, a modalidade só tem a crescer no Brasil. “É muito importante os nossos tenistas participarem de eventos como esse. Lá, eles e o treinador terão uma experiência única de desenvolvimento, o que fortalece a nossa base do esporte”, comentou.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery