O Brasil terá nove novos classificadores paralímpicos no tênis de mesa. Neste sábado, 25, o curso de classificação em tênis de mesa nível 1, ministrado com a chancela da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e oferecido pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), em parceria com o programa Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), teve o seu último dia de conteúdo durante o Aberto Paralímpico do Brasil da modalidade. As aulas aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 21 a 25 de março.
O programa Educação Paralímpica arcou com todo o financiamento do curso e a operacionalização da plataforma de ensino. Um dos objetivos do programa é justamente desenvolver cursos, presenciais e online, para a formação e qualificação de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais que atuam diretamente no paradesporto.
Gerente de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Taísa Belli ressaltou a importância do curso ministrado no CT Paralímpico na última semana. “Há uma demanda crescente de competições paralímpicas no Brasil. Temos novos atletas, que precisam ser classificados, entrando em competições nacionais e internacionais. Portanto, precisamos ter classificadores habilitados para isso. Certificados e competentes para essa tarefa”, explicou Taísa.
Nos primeiros dias, os alunos tiveram aulas teóricas sobre o tema e acompanharam as classificações dos atletas. Ao final, eles foram submetidos a uma avaliação para receber as certificações.
Além de fornecer a grade de conteúdo do curso, a ITTF fez a indicação das formadoras. A formadora principal foi Cintia Marino, da Argentina, classificadora da ITTF. Ela é classificadora funcional pelo Comitê Paralímpico Internacional de Tênis de Mesa (IPTTC) desde 2003. Reúne atuações em eventos internacionais desde 2007, como Jogos Parapan-Americanos, Jogos Parapan-Americanos da Juventude, Copa Tango, dentre outros torneios.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Patrocínios
O tênis de mesa é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O programa Educação Paralímpica conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)