Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo ocorre neste final de semana no RJ

O atleta do tiro esportivo Alexandre Galgani Marcelo Dias/CPB

 A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo ocorrerá neste final de semana, nos dias 18 e 19 de março, em dois locais do Rio de Janeiro. As provas de carabina e pistola acontecerão na Escola Naval, localizada no centro da capital fluminense, e as de tiro ao prato (trap), no Centro Militar de tiro esportivo, em Deodoro, na zona oeste da cidade.

 Ao todo, 51 atletas se inscreveram para a competição, que abre a temporada da modalidade e substitui as etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa disputadas em 2022, também no Rio de Janeiro.

Entre os inscritos estão o paulista Alexandre Galgani, único atleta brasileiro do tiro esportivo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e sétimo colocado na prova de carabina R5 no Mundial da modalidade, no último mês de novembro; a catarinense Jéssica Michalack e o capixaba Bruno Kiefer. Os três conquistaram uma medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo de tiro esportivo de Châteauroux, na França, em junho de 2022.

Outro destaque desta competição é o avanço na participação feminina. Estão inscritas 11 mulheres. Em 2022, quatro mulheres participaram de cada uma das duas etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Tiro Esportivo.

“O Circuito Loterias Caixa oferece aos atletas a oportunidade de chegar à Seleção Brasileira da modalidade”, explicou James Walter, coordenador de tiro esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os índices obtidos na competição serão válidos para qualificar os atiradores aos principais campeonatos internacionais do ano. Em 2023, haverá o Mundial de Lima, no Peru, em setembro, e Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, em novembro.

Atletas que não residem no Rio de Janeiro vão receber auxílio com transporte, hospedagem e alimentação. É a primeira vez que uma competição do tiro esportivo paralímpico oferecerá tais benefícios. “O objetivo é aumentar o número de participantes na modalidade”, justificou James.

O calendário do tiro esportivo no Brasil também inclui a segunda etapa do Circuito Loterias Caixa, em maio; a Copa Brasil, em julho;  e o Campeonato Brasileiro, em outubro.

Serviço
1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa deTiro Esportivo

Provas de carabina e pistola

Local: Escola Naval no Rio de Janeiro

Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, s/n – Centro, Rio de Janeiro

Dias e horários: sábado, 18,  e domingo, 19, a partir das 9h

Prova de trap

Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro

Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro

Dia e horário: sábado, 18, das 10h

Patrocínios
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery