Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Gabriel Araújo bate recorde mundial nos 50m borboleta e Brasil ganha mais três medalhas no World Series na Itália

Gabriel Araújo (à esquerda) posa para foto com treinador após título mundial nos 50m borboleta em Lignano, na Itália | Foto: Divulgação/Pietro Rizzato / WPS ITA

O nadador campeão paralímpico e mundial pela classe S2 (comprometimentos físico-motores severos) Gabriel Araújo bateu o recorde mundial neste sábado, 11, durante as eliminatórias dos 50m borboleta do terceiro dia da etapa do World Series de Lignano, na Itália. Ele completou a prova em 55s49 e melhorou a própria marca que era de 55s59, feita em abril do ano passado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O nadador mineiro, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, conquistou a medalha de ouro na final da mesma prova (a sua quarta na competição) e ajudou o Brasil a finalizar o dia com três medalhas – além do ouro com o paulista Gabriel Bandeira e da prata com a fluminense Mariana Gesteira, ambos nos 100m costas. No total, a Seleção Brasileira de natação já subiu ao pódio 11 vezes.

O também campeão paralímpico e mundial Gabriel Bandeira ficou no lugar mais alto do pódio nos 100m costas pela classe S14 (para deficiência intelectual) ao completar em 59s03. Ele também quebrou o recorde das Américas nos 50m borboleta com o tempo de 25s33, considerando somente as marcas da Federação Internacional de Esportes para Atletas com Deficiência Intelectual (Virtus).   

Já Mariana Gesteira conquistou a sua segunda medalha de prata na competição ao finalizar os 100m costas pela classe S9 (comprometimentos físico-motores) em 1min10s77.

A pernambucana Carol Santiago também foi outra nadadora do país a competir neste sábado e bateu o recorde das Américas nos 50m borboleta pela classe S12 (para atletas com deficiência visual) com o tempo de 29s81.

As provas nesta etapa do World Series são multiclasses e o atletas são premiados de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC). O evento continua até este domingo, 12. 

No último dia de provas, Gabriel Araújo (S2), nos 400m livre e 50m costas, Gabriel Bandeira (S14), nos 400m livre e 100m borboleta, Carol Santiago (S12), nos 50m costas e 100m borboleta, Douglas Matera (S12), nos 100m borboleta, e João Brutos (S14), nos 200m peito, serão os brasileiros a nadarem nas piscinas de Lignano.

Patrocínios
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Carol Santiago, Cecília de Araújo, Douglas Matera, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, João Pedro Brutos, Mariana Gesteira e Patrícia dos Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery