A baiana de Ibipeba superou os nadadores Carol Santiago, Gabriel Araújo e Samuel de Oliveira, além do velocista Vinícius Rodrigues e conquistou seu primeiro “Atleta da Galera”. A eleição foi feita por meio de votação popular, entre os dias 25 de janeiro e 9 de fevereiro.
Medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e recordista mundial no lançamento de dardo na classe F56, Raíssa teve o Grand Prix de Marrakech, Marrocos, como o seu principal compromisso em 2022, quando também subiu ao pódio na segunda colocação.
Na carreira, a atleta, que nasceu com má-formação nas pernas, teve outras importantes conquistas, como a medalha de bronze no lançamento de dardo no Mundial Dubai 2019; o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019; a prata nos 100m no Parapan de Toronto 2015; e a prata no lançamento de dardo no Mundial Doha 2015.
“Obrigada à Braskem [patrocinadora do atletismo paralímpico brasileiro], por ter me indicado. Eu queria muito vencer esse prêmio. Tinha 10 mil votos em mente, porque eu queria bater recoredes. Meu técnico João Paulo [Cunha] me ensinou a bater recordes”, disse a baiana.
SAIBA MAIS SOBRE TODOS OS VENCEDORES DA 11ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PARALÍMPICOS
Raíssa foi a terceira mulher a conquistar o troféu de Atleta da Galera. Antes dela, a judoca Alana Maldonado, mulher mais vencedora do Prêmio Paralímpicos, em 2019, e a velocista Thalita Simplício, em 2021, também receberam a honraria.
Essa também foi a terceira vez em que o prêmio ficou com um representante do atletismo. Além de Raíssa e Thalita, em 2017, ano de estreia da categoria, o arremessador de peso e o lançador de disco André Rocha venceu a eleição.
CONFIRA TODOS OS VENCEDORES DAS EDIÇÕES ANTERIORES DO PRÊMIO PARALÍMPICOS
Confira todos os vencedores da categoria “Atleta da Galera”:
2017 – André Rocha (atletismo)
2018 – Igor Barcellos (bocha)
2019 – Alana Maldonado (judô)
2020 – Não teve Prêmio Paralímpicos devido à pandemia
2021 – Thalita Simplício (atletismo)
2022 – Raíssa Machado (atletismo)
CONFIRA AQUI O CATÁLOGO DO PRÊMIO PARALÍMPICOS 2022
Time São Paulo
A atleta Raíssa Machado é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Carol Santiago, Gabriel Araújo, Samuel de Oliveira, Raíssa Machado e Vinícius Rodrigues são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)