As matrículas são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site da Educação Paralímpica, até o dia 28 de fevereiro. São 150 vagas disponíveis.
Os requisitos para participar são: ter concluído o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, disponível no site da Educação Paralímpica, e ser árbitro do quadro da ANDE, na modalidade bocha.
A carga horária é de 8 horas, nas quais os alunos irão aprender sobre as regras da bocha paralímpica parte 1 e 2 para o ciclo 2021/2024.
Habilitação técnica
Além do seminário, haverá uma habilitação técnica em arbitragem de bocha, também online, nos dias 2, 7, 9 e 14 de março. As inscrições devem ser feitas no site da Educação Paralímpica. São 150 vagas disponíveis e a carga horária é de 12 horas.
Durante a habilitação, os alunos terão acesso aos seguintes conteúdos: “Apresentando a bocha e os seus conceitos”, “Classes funcionais e sua divisão em pares e equipes” e “Regras da modalidade”.
O único requisito para participar é ter concluído o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, disponível no site da Educação Paralímpica,
Classificação funcional
Por fim, o curso de classificação funcional tem 100 vagas disponíveis, com aulas online que serão ministradas pelo professor Dr. Cláudio Diehl Nogueira, nos dias 7, 8, 9 e 15 de março, sempre das 19h às 22h. A carga horária é de 12 horas.
Os interessados necessitam ter feito o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, disponível no site da Educação Paralímpica, além de serem graduados em medicina, fisioterapia ou educação física.
Os conteúdos são “Conceitos e definições de classificação”, “Bocha paralímpica e futebol PC: patologia elegíveis e critérios mínimos de elegibilidade”, “Bocha paralímpica e futebol PC: as classes funcionais” e “Casos específicos e avaliação”.
Serviço
Seminário online sobre arbitragem de bocha
Parte 1
Data: 4 de março, das 14h às 18h
Local: zoom – via Educação Paralímpica.
Parte 2
Data: 5/3 das 8h às 12h
Local: zoom – via Educação Paralímpica.
Habilitação técnica em arbitragem de bocha
Datas: 2, 7, 9 e 14 de março, das 18h30 às 21h30
Local: zoom – via Educação Paralímpica.
Classificação funcional
Datas: 7, 8, 9 e 15 de março, das 19h às 22h
Contéudos: “Conceitos e definições de classificação” – 7/3;
“Bocha paralímpica e futebol PC: patologia elegíveis e critérios mínimos de elegibilidade” – 8/3;
“Bocha paralímpica e futebol PC: as classes funcionais” – 9/3;
“Casos específicos e avaliação” – 15/3.
Local: zoom – via Educação Paralímpica.
Para mais informações ou dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para: educ.paralimpica@cpb.org.br
Patrocínio
O programa Educação Paralímpica conta o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)