Na categoria denominada “Prêmio Braskem”, a empresa irá homenagear uma personalidade que se destacou por um comportamento exemplar e inspirador no Movimento Paralímpico, sendo referência em ações que motivaram a transformação positiva, dentro e fora das competições. Este será um dos 35 troféus entregues nos dois dias de evento (saiba mais abaixo).
O Prêmio Braskem foi lançado na última edição do Prêmio Paralímpicos, oportunidade em que a atleta Beth Gomes, 58, foi a vencedora. Natural de Santos (SP), ela conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco, da classe F52 (para cadeirantes), durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Ainda em 2022, a Braskem renovou o patrocínio ao atletismo paralímpico brasileiro até junho de 2026, período em que os atletas disputarão os Mundiais de Paris 2023 e Kobe 2024, os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e os Paralímpicos de Paris 2024.
Com parte do valor investido pela Braskem, o CPB adquiriu 31 cadeiras de rodas próprias para corridas e 12 petras em agosto do ano passado. Os equipamentos foram destinados aos Centros de Referência do Comitê, projeto que utiliza espaços esportivos em todos os estados da União e objetiva o desenvolvimento do paradesporto brasileiro, desde a base até o alto rendimento.
Sobre a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos
No primeiro dia de premiação, 8, serão anunciados os atletas vencedores em 24 modalidades. Os ganhadores serão eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações. Os troféus entregues serão para atletas das modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. A solenidade poderá ser vista pelo Instagram e YouTube do CPB, a partir das 19h.
Já no dia 9, no mesmo horário, serão anunciadas outras 11 premiações em evento que terá a transmissão do SporTV 3, também a partir das 19h: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. Dessas categorias, apenas o “Atleta da Galera” será eleito (a) por meio de votação popular. Saiba mais sobre cada uma das categorias.
Imprensa
A cobertura do Prêmio Paralímpicos será permitida apenas no dia 9 de fevereiro. O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo para qual realizará o trabalho.
Serviço
11ª edição do Prêmio Paralímpicos
Dias: 8 e 9 de fevereiro
Horário: a partir das 19h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002
Transmissão: Dia 8 (Instagram e YouTube do CPB) e dia 9 (SporTV 3).
Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)