Depois de ganhar dois ouros e seis pratas nos dois primeiros torneios, na Colômbia, em setembro, a equipe brasileira chega à Argentina com nove atletas: Felipe Ferreira e Jucélio Torquato (Masculino Open); Jade Lanai, Lucimaria Oliveira, Maria Fernanda Alves e Meirycoll Duval (Feminino Open); João Lucas Takaki e Leandro Gonçalves (Quad); e Vitoria Miranda (Juniors). Em relação à primeira etapa da Gira, houve o acréscimo de Lucimaria Oliveira na convocação.
Um dos destaques da Seleção é a brasiliense Jade Lanai, que conquistou duas medalhas de prata no Open Fundação Ganbare, segunda competição da Gira, em Pereira, na Colômbia, no último mês de setembro. Dias antes dessas conquistas, a tenista já havia vencido o US Open, um dos torneios mais importantes do calendário da modalidade, em duas categorias: Feminino Open individiual e Duplas femininas.
Entre os treinadores, Leonardo Godinho acompanhará os atletas na Argentina, enquanto Leonardo de Oliveira irá para a Colômbia, onde acontecerá o Open de Barranquilla, última competição do evento, entre os dias 5 e 8 de novembro.
Dono de de dois ouros na primeira parte da Gira, nas categorias Quad e Duplas Quad, João Lucas Takaki contou que teve resultados além do esperado: “São meus primeiros torneios nessa categoria e ter sido campeão foi algo sensacional. Venho de bons torneios, jogando em alto nível e estou focado para seguir com bons resultados”, afirmou o tenista.
Os torneios da Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas recebem jogadores de todo o mundo, de acordo com o ranking internacional da modalidade vigente na disputa pelos pontos válidos. A posição desses atletas define suas possíveis convocações para participar de grandes eventos, como Grand Slams, Mundiais, Jogos Parapan- Americanos e Jogos Paralímpicos.
Ymanitu Silva disputa Master de tênis em cadeira de rodas 2022
O catarinense Ymanitu Silva, da categoria Quad, vai disputar o Master de tênis em cadeira de rodas 2022, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, na cidade de Oss, Holanda.
A competição reúne os oito melhores tenistas de cada categoria no ranking mundial. Ymanitu participará do torneio pela terceira vez. Atualmente, ele é o 8º atleta do mundo na categoria Quad. Ele estará acompanhado por seu técnico Narciso Franco Barbosa.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).