Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Seleção Brasileira de atletismo realiza semana de treino de arremesso e lançamento em Centro de Referência do CPB em BH

Alessandro Silva realiza lançamento de disco no CT Paralímpico | Foto: Foto: Marcello Zambrana / CPB

A Seleção Brasileira de atletismo, com 15 atletas das provas de campo, estão em Belo Horizonte (MG) para a realização de uma semana de treinamento em arremessos e lançamentos. Eles ficarão até o próximo sábado, 29, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que funciona como Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na capital mineira.

Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Estão presentes na atividade campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio como Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco F56, Alessandro Silva, ouro no arremesso de peso F11, e Beth Gomes, ouro no lançamento de disco F52. 
Medalhistas no evento na capital japonesa como Julyana da Silva, bronze no lançamento de disco F57, e Cícero Nobre, bronze no lançamento de dardo F57, também integram a equipe. Além dos 15 atletas, 12 técnicos e uma profissional de enfermagem viajaram para esta semana de treinos.

Segundo a comissão técnica da Seleção Brasileira de atletismo, o objetivo da semana de treinamento em Belo Horizonte foi a troca de informação entre os técnicos e atletas mais próxima, além de análises e coletas de informações para monitorar a evolução do processo de cada arremessador e lançador.

No ano que vem, a Seleção Brasileira de atletismo tem duas importantes disputas no calendário: o Campeonato Mundial da modalidade, em Paris (FRA), e o Parapan-Americano, em Santiago (CHI).

Além da pista, foram disponibilizadas academias e espaços para sessões de fisioterapia, massoterapia para os atletas da Seleção no local. 

Os ateltas têm treinado todo dia na pista em dois períodos, com grupos divididos em treinos de parte técnica e de força.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Alessandro Silva, Claudiney Batista e Beth Gomes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery