Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Indígena de 15 anos estreia em competições de alto rendimento no Meeting Paralímpico de Campo Grande

David Morales durante treinamento em sua aldeia | Foto: Arquivo pessoal
O Meeting Paralímpico de atletismo e natação em Campo Grande abre a temporada de 2022. O evento será realizado no próximo sábado, 9, em dois locais da capital sul-mato-grossense. A pista e o campo do Parque Olímpico Ayrton Senna receberá 74 esportistas, enquanto a piscina da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) contará com a presença de 20 nadadores. Ao todo, 94 atletas se inscreveram para as disputas.

Entre os participantes das provas de atletismo estará o jovem David Morales, 15, que nasceu e vive em uma aldeia indígena na cidade de Dourados (MS), localizada a 230 km de Campo Grande. Atleta da classe T38 (para pessoas com paralisia cerebral), David vai competir em duas provas no Meeting: 1500 m e arremesso de peso. 

Esta será a estreia do sul-mato-grossense em uma competição de alto rendimento. No ano passado, ele chegou a disputar as Paralimpíadas Escolares, evento no qual conquistou três medalhas de bronze: 75 m, 250 m e salto em distância. 

“Descobridor” e treinador de David, Rafael Alencar afirmou que espera uma melhora das marcas de seu “pupilo” durante o Meeting.  

Os dois trabalham juntos desde 2020, quando o técnico conheceu o jovem em uma visita à sua aldeia. “Estamos treinando para que ele evolua cada vez mais. Infelizmente, não temos um local adequado para os treinamentos. Realizamos as atividades na região onde mora mesmo”, disse Rafael. 

Atualmente, o técnico acompanha David até duas vezes por semana, a depender da rotina do jovem. “Para ele e sua família, tudo isso é uma novidade. Os pais ficaram muito felizes com a possibilidade de o filho competir no alto rendimento em outra cidade. Há pouco tempo, eles não imaginavam que isso era possível”, completou o treinador. 

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021. O evento tem como objetivos: coroar o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto do Brasil.

No ano passado, o Meeting foi realizado em 16 cidades de 11 unidades federativas do país. Quatro das cinco regiões brasileiras receberam o evento – com exceção do Norte. Foram mais de 9 mil km percorridos e 2.372 atletas inscritos. 

Campo Grande será a primeira cidade a receber uma etapa do evento neste ano. Depois, o Meeting chegará a Macapá (AP), no dia 19 de agosto, também com provas de atletismo e natação. Para ver o calendário completo, basta clicar aqui. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo e natação em Campo Grande podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. Nos dias de competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico de atletismo e natação de Campo Grande (MS)
Dia e horário: 9 de julho – a partir das 8h.
Locais: Parque Olímpico Ayrton Senna (atletismo) e Funlec (natação)
Endereços: Parque Olímpico Ayrton Senna: Rua Jornalista Valdir Lago, 512/Funlec:  R. Rebouças, 674. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery