A Seleção Brasileira de bocha está em solos portugueses para a etapa de Póvoa de Varzim 2022 da Copa do Mundo da modalidade. As partidas começaram nesta, 05, e segue até a próxima segunda-feira, 11. O Brasil já somou seis vitórias na fase de grupos nas disputas individuais.
Maciel Santos (classe BC2) derrotou o britânico Will Hipwell por 6 a 0. Na mesma classe, Iuri perdeu por 5 a 2 para o malaio Chee Hoon Lee. Pela classe BC1, José Carlos venceu o canadense Lance Crydeerman por 5 a 1, enquanto Andreza Vitória fez uma partida emocionante vencendo na quinta parcial Kim Younha, da Coreia do Sul. No segundo jogo do dia, Andreza voltou a vencer, dessa vez facilmente por 5 a 1 em cima da tailandesa Satanan Phromsiri.
A estreante Josiane enfrentou a melhor do ranking na classe BC4 Michaela Balcova, com vitória eslovaca por 7 a 2. Marcelo dos Santos (BC4) venceu as duas partidas que disputou. A primeira contra o britânico Louis Saunders por 6 a 5, e depois o húngaro Gergo Berkes por 12 a 0.
Ao todo, sete atletas foram convocados para representar o Brasil nesta competição, que servirá como uma preparação para o Mundial de Bocha em dezembro, no Rio de Janeiro. Andreza Vitória (BC1), Evani Calado (BC3), Iuri Tauan (BC2), José Carlos Chagas de Oliveira (BC1), Josiane Silva (BC4), Maciel Santos (BC2) e Marcelo dos Santos (BC4).
O Brasil disputará a Equipe BC1/BC2 com Maciel Santos, Iuri Tauan e Andreza Vitória, e nos Pares BC4 com Marcelo dos Santos e Josiane Silva a partir desta sexta. Não haverá equipe brasileira na disputa de Pares BC3.
*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)