Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Festival Paralimpico Loterias Caixa tem recorde de inscritos entre crianças com deficiência intelectual

Criança participa de atividade de tênis de mesa durante Festival Paralímpico no CT Paralímpico | Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

A presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual deve ser recorde e a maioria entre os participantes do Festival Paralímpico Loterias Caixa, a ser realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no próximo dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 municípios brasileiros.

O Festival é uma iniciativa do CPB com o objetivo de promover a experimentação esportiva a crianças e adolescentes com e sem deficiência de 8 a 17 anos. O projeto foi criado para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) neste ano, sob todos os protocolos sanitários.

Entre os inscritos para o evento até esta sexta-feira, 12, cerca de 46% são crianças ou jovens com deficiência intelectual. As inscrições vão continuar abertas até o dia do Festival (saiba mais ao final do texto).

Até o momento, participantes com deficiência física representaram 16,2% das inscrições, enquanto com autismo corresponderam a 10,7%.

Crianças e adolescentes com deficiência visual (4,6%), deficiências múltiplas (3,6%) e deficiência auditiva (2,4%) também já haviam assegurado presença no evento até esta sexta.

Do total dos inscritos até agora, quase 84,9% dos participantes declararam ter alguma deficiência, enquanto 15,1% são sem deficiência.

Assim como em 2019, a programação oferecerá três modalidades por sede, terá duração das 8h30 às 12h e a expectativa é de que 7 mil crianças com deficiência participem das atividades por todo o país. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.  

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.   

Serviço 

Data: 4 de dezembro (sábado) 
Horário: 8h30 às 12h 
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência 
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede 
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br 

CONFIRA AQUI A RELAÇÃO DE CIDADES QUE SEDIARÃO O FESTIVAL PARALÍMPICO 2021

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery