O calendário de competições nacional segue pausado devido à pandemia do Covid-19 e as plataformas de streaming são uma boa opção para se conectar com o Movimento Paralímpico. Selecionamos cinco produções audiovisuais que contam a história, trajetória, de paratletas. Confira:
– Um dia para Susana
Lançado em 2018, o filme conta a história da ex-triatleta Susana Schnarndorf, que foi diagnosticada em 2005 com Atrofia de Múltiplos Sistemas. A esportista então migrou para a natação paralímpica. A doença degenerativa avança de forma imprevisível e isso faz com que Susana tenha seu desempenho prejudicado no caminho até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O filme, que está disponível para aluguel no Youtube, mostra a preparação da nadadora até esta importante competição.
Confira o trailer:
– Paratodos
Adicionado recentemente ao catálogo da Amazon Prime, o documentário, lançado em 2017, mostra a trajetória e desafios de atletas paralímpicos até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O nadador multimedalhista Daniel Dias, os velocistas e medalhistas paralímpicos Alan Fonteles, Yohansson Nascimento e Terezinha Guilhermino são alguns dos esportistas do longa.
Confira abaixo o trailer oficial:
– Pistorius
O documentário, dividido em quatro episódios, retrata a trajetória do velocista sul-africano Oscar Pistorius. O bi-amputado de perna era o favorito ao ouro nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, mas o brasileiro Alan Fonteles o ultrapassou nos últimos metros de prova. A obra traz também todo o julgamento do paratleta, acusado de matar a tiros sua namorada em 2013. O filme está disponível na Amazon Prime.
Confira o trailer:
– Stronger: O que te faz mais forte
O filme conta as memórias de Jeff Bauman sobre o atentado a bomba à Maratona de Boston de 2013. Jeff foi atingido pela bomba e perdeu as duas pernas no ataque explosivo. O longa-metragem narra a jornada do heroísmo involuntário de Bauman para estudar os efeitos íntimos de uma tragédia pública. O atentado matou três pessoas e feriu outras 264.
Confira o trailer:
– Soul Surfer: Coragem de viver
A surfista americana Bethany Hamilton teve sua vida completamente transformada após sofer o ataque de um tubarão em 2003 e perder o braço esquerdo. A obra, disponível na Netflix, acompanha o processo de adaptação da jovem à nova realidade e a sua volta ao surfe profissional.
Confira o trailer:
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)