A diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Décio Roberto Calegari. Décio faleceu na manhã desta terça-feira, 11, às 10h, no Espírito Santo, em decorrência de um infarto fulminante.
Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi coordenador nacional e técnico da Seleção Brasileira de Petra Race Running no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e na ANDE – Associação Nacional de Desporto para Deficientes, professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde foi nomeado gestor do convênio UEM/CPB; presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas de 2009 a 2018 e coordenador geral dos Jogos Paradesportivos do Paraná nas duas primeiras edições (2012/2013).
No CPB, teve papel-chave em inúmeras iniciativas esportivas, com destaque para o projeto Paralímpicos do Futuro, uma das ações que deram origem às Paralimpíadas Escolares, atualmente o grande celeiro para descoberta de talentos no esporte paralímpico brasileiro. Atuou também na criação das Paralimpíadas Universitárias, em 2016, e desempenhava a função de Secretário Geral no evento. Décio também coordenava a Comissão Científica no Congresso Paradesportivo Internacional e no Seminário Regional Escolar, projetos da Academia Paralímpica Brasileira (APB) que tem como objetivo o fomento e o desenvolvimento da “Produção, divulgação e publicação Científica e Tecnológica” concernente ao esporte paralímpico.
Aos 54 anos, deixa esposa e duas filhas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)