Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Parabadminton é novidade no retorno às aulas da Escola Paralímpica de Esportes

Foto: Leandro Martins/CPB/Mpix

A Escola Paralímpica de Esportes, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças entre 10 e 17 anos com deficiência física, visual e intelectual, contará com uma nova modalidade em 2020: o parabadminton.

Na volta às aulas durante esta semana, o esporte que tem a raquete como principal instrumento para a prática passou a ser oferecido aos mais de 500 alunos participantes do projeto. Até então, oito modalidades já eram ofertadas aos praticantes: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Podem participar do projeto, que teve início em abril de 2018, residentes na cidade de São Paulo e municípios vizinhos que estejam matriculados em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

"Atendemos alunos com deficiência física e intelectual e, durante este aprendizado esportivo, fazemos um rodízio com alunos das outras modalidades. Agora, iremos trabalhar as atividades lúdicas, voltadas à iniciação do parabadminton, com as normas regidas pela Federação Mundial de Badminton" explica o professor da modalidade, Andrew Cassiano.

LEIA MAIS
+ Escola Paralímpica de Esportes: saiba tudo sobre o projeto do CPB no CT Paralímpico, em São Paulo
+ Escola Paralímpica de Esportes aumenta em mais de 60% o número de alunos e supera metas de 2019

O programa é financiado em boa parte com recursos próprios do Comitê Paralímpico Brasileiro. Também possui parceria com as prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo, Ribeirão Pires, cidade de São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais.

Para a participação no projeto, as crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estiverem no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30, e às terças e quintas-feiras em três horários: 9h às 10h30 (Atletismo, Natação e Tênis de mesa); 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar. O telefone para contato é (11) 4710 4217.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery