Na manhã deste sábado, 14, o mineiro Mateus Assis conquistou o ouro na 3ª etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Halterofilismo, que acontece desde sexta, 13 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Até o domingo, 15, 166 atletas de 11 estados mais o Distrito Federal brigam para somar pontos no ranking nacional.
O representante da CDDU/ Uberlândia ergueu 206kg. Marcelo Marques, também da CDDU, ficou em segundo lugar, após levantar 168kg e empatar com Jonason Lacerda e a disputa ser decidida a partir do peso corporal dos atletas. (No halterofilismo, o atleta mais leve vence em caso de empate).
“Viemos quase que direto do Parapan para cá, então, estou muito satisfeito com o resultado. Tudo aconteceu como o previsto. Esta etapa é importante para chegar o melhor possível no Campeonato Brasileiro, a competição mais importante do calendário nacional” comentou o atleta, que nasceu com mielomeningocele e tem limitações nos membros inferiores.
O ouro no Circuito vem se somar a outra conquista de Mateus em 2019: o bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. “Em Toronto 2015, terminei em quarto. Desta vez, consegui subir para o bronze. Foi muito importante para mim, teve gosto de ouro”, vibrou.
Em agosto deste ano, Mateus teve uma nova experiência na carreira: foi uma das estrelas da campanha publicitária do Comitê Paralímpico Brasileiro, “Movimento Paralímpico” (assista aqui). “Foi completamente diferente para mim, gosto muito do mundo publicitário e foi incrível participar”.
Fora das câmeras, o próximo desafio será o Campeonato Brasileiro da modalidade, marcado para novembro, também no CT Paralímpico. Será a última competição do ano, depois de outras duas etapas nacionais: a primeira em João Pessoa, em março, e a segunda em Curitiba, em abril.
Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a terceira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de halterofilismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação.
Patrocínios
O halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Halterofilismo
Sábado (14/09) – 9h às 13h30 e 14h30 às 19h
Domingo (15/09) – 9h50 às 12h30
*Programação sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)