Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Corredor estreante no Parapan usa Paralimpíadas Universitárias como ‘aquecimento’ para Lima

Foto: Alê Cabral/CPB

Tiveram início na manhã desta quinta-feira, 25, as disputas das Paralimpíadas Universitárias 2019, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O corredor fluminense Yagonny Sousa, um dos convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, esteve em ação. O evento conta com a participação de 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal e se encerra nesta sexta-feira, 26.
 
Dentre os inscritos para a terceira edição das Universitárias, 14 esportistas estão convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima. Um deles é Yagonny Sousa, da classe T46. Na manhã desta quinta, ele competiu nos 400m e faturou a medalha de prata, com um tempo de 53s10. 
 
Confira aqui a lista completa dos brasileiros convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019
 
“Já cheguei aqui para a disputa das Paralimpíadas Universitárias mais motivado, após a convocação. Toda competição agora é sempre um teste, um treino de luxo“, disse o fundista, que representa a Universidade Salgado de Oliveira (Universo-RJ).
 
Nesta competição, ele ainda correrá os 200m e 1.500m. Já no maior evento das Américas, em agosto, ele disputará apenas a prova de maior metragem, que é a sua especialidade. Esta é a primeira vez que o estudante de Educação Física é convocado para uma edição do Parapan.
 
Antes de embarcar para a capital peruana, Yagonny terá outro evento. A 2ª fase nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, também no CT Paralímpico, nos dias 10 e 11 de agosto. “A Nacional vai ser o ensaio final para o Parapan. Usaremos para ajustar os últimos detalhes para fazer bonito em Lima.”
 
Em 2010, Yagonny sofreu um acidente com fio de alta tensão durante a instalação de um letreiro e levou uma descarga elétrica de 13.900 volts, que acarretou na amputação dos dois braços abaixo dos cotovelos. Anos mais tarde, passaria a dedicar-se ao esporte.
 
As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
 
O evento tem como objetivo estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.
 
Na competição, serão disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O basquete 3×3 é uma novidade da edição de 2019.
 
Imprensa
Os profissionais interessados em cobrir as Paralimpíadas Universitárias não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.
 
Serviço
Paralimpíadas Universitárias
Data:
25 a 26 de julho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo  
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery