Após finalizadas a quarta e quinta fases de treinamento da seleção principal do Goalball masculino e feminino, respectivamente, e o Camping Escolar Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, as Comissões Técnicas da modalidade divulgaram o nome dos atletas que defenderão a bandeira verde e amarela no Campeonato Mundial de Jovens de Goalball da IBSA 2019.
O evento que acontecerá em Sidney, na Austrália, entre os dias 2 e 10 de agosto, contará com a participação de estudantes de até 20 anos e serve como primeira oportunidade de ingressar na seleção brasileira em viagem internacional para os convocados, com exceção de Letícia Silva e Mônica Santos, que participaram do último Mundial de Jovens da modalidade.
A delegação será acompanhada de perto pelo coordenador de seleções, Kelvin Bakos, na função de Chefe de Delegação, e conduzidas em quadra pelos já experientes Altemir Trapp, atual Staff Técnico da seleção masculina, como Técnico dos rapazes, e Roger Scherer, Preparador Físico do feminino, como Técnico das jovens. Integram o time ainda a médica do grupo adulto, Dra. Helena Camargo, o Fisioterapeuta do selecionado feminino, Daniel Martins, e dois técnicos das equipes de base que serão Assistentes Técnicos, Ana Cláudia Santos, do IERC-RN e Thiago Almeida, SESI-SP.
Bakos ressalta a importância das Paralimpíadas Escolares, realizadas pelo CPB, para a renovação das seleções. Segundo ele, "o evento é uma oportunidade ímpar para observação e convocações de jovens que passam a compor o selecionado juvenil e, quem sabe futuramente, o adulto, como foi o caso de Emerson Silva". O coordenador segue confiante para um bom resultado na Austrália: "Acreditamos que teremos um resultado positivo, pelo nível competitivo que o Brasil está alcançando, apesar do pouco tempo de encontro entre os jovens. Nós buscaremos uma medalha."
Cabe salientar que três dos seis atletas do masculino fizeram parte da quarta fase de treinamento da seleção adulta. Os outros três participaram do Camping Escolar Paralímpico, que teve fim nesta quarta, 3. O grupo inclusive realizou algumas atividades em conjunto. No feminino, quatro das cinco convocadas participaram do Camping. Para a viagem os selecionados se concentram em São Paulo a partir do dia 28 de julho, para ajustes finais, e iniciam sua viagem no dia 31/07.
Veja a listagem dos convocados:
Selecionado Feminino
Ana Beatriz De Lima Bernado – CADEVI/SP
Danielle Vilas Longhini – APADV/SP
Emily Dos Santos França – ADEVIG/SP
Letícia Maria Da Silva – ADVIBEL/MG
Mônica Lorena Xavier Santos – ACERGS/RS
Selecionado Masculino
Braian Araújo – ADEVIG/SP
Kauê Ferreira Eduardo – SFITC/SP
Lucas Araken Silva De Araújo – IERC/RN
Marcos Vinicius Ramos Dos Santos – ADEVIRP/SP
Matheus Silva De Jesus – SESI/SP
Pedro Henrique Nóbrega Velez – ADEVIRN/RN
Comissão Técnica
Altemir Trapp – Técnico Masculino
Ana Cláudia Alves De Souza Santos – Auxiliar Técnica Feminino
Daniel Brandão Martins – Fisioterapeuta
Helena Vitoria De Oliveira De Camargo – Médica
Kelvin Gyulo Bakos – Chefe de Missão
Roger Lima Scherer – Técnico Feminino
Thiago Macário De Almeida – Auxiliar Técnico Masculino
Com informações da Comunicação da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)