Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Nadador brasileiro conquista ouro e comemora recuperação de lesão no Open Internacional de Natação Paralímpica

Resultados do Open Internacional: http://bit.ly/1pr4EY9

O Open Internacional Caixa Loterias de Natação Paralímpica teve sua sequência neste sábado, 23, no Estádio Aquático do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na sessão da manhã, o velocista Carlos Farrenberg, classe S13, voltou a nadar forte após uma lesão e conquistou uma das três medalhas de ouro que os brasileiros levaram na primeira parte do dia. As outras duas foram para Andre Brasil, da classe S10. Além das três douradas, o país ainda levou mais cinco de prata e cinco de bronze. A competição é evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio-2016 e termina neste domingo, 24.

Carlos Farrenberg, o Carlão, foi o mais rápido nos 50m livre S13, com 24s89, e saiu da piscina tranquilo em relação ao futuro. “Gostei de ter conseguido nadar. Estou com a perna machucada e vim para nadar para saber se conseguia. Não gostei muito do tempo porque sei que pode ser melhor, mas já é um alívio ter conseguido nadar e fazer força de novo. Preciso me preparar para a próxima, que será em Funchal [Portugal], no europeu, e lá eu vou precisar nadar bem melhor”, disse.

O velocista já planeja os próximos passos para chegar aos Jogos Paralímpicos, em setembro. “Já fiz o índice no ano passado, mas preciso repetir para me garantir. Tenho que fazer 24s23 e o que fiz agora não me leva aos Jogos. É uma pena que foi final direta e então não vou ter oportunidade de nadar à noite para tentar melhorar. Mas ainda assim fico um pouco aliviado por ter conseguido completar os 50m na casa dos 24 segundos”, analisou.

Para Andre Brasil, já com índice para os Jogos, o campeonato segue como forma de preparação “sem exageros” com o objetivo de brilhar nas Paralimpíadas. Logo após sua primeira medalha do sábado, nos 100m costas S10, o multicampeão se mostrou tranquilo quanto ao desempenho. “É uma prova a qual eu não treino muito e entro para me divertir. Acho que foi uma boa marca para o momento. Temos agora um campeonato europeu pela frente e estou competindo feliz por ter assegurado a vaga para os Jogos ainda nesse ritmo mais leve. Não tenho mais 25 anos e preciso saber descansar para sempre fazer o melhor na piscina”, explicou.

As provas do Open Internacional Caixa Loterias de Natação Paraímpica seguem neste sábado, a partir das 19h, e no domingo, a partir das 9h30. A competição é disputada por 212 atletas de 19 países.

Confira as medalhas brasileiras desta manhã
Ouro
– Andre Brasil, nos 100m costas S10
– Andre Brasil, nos 400m livre S10
– Carlos Farrenberg, nos 50m livre

Prata
– Débora Carneiro, nos 100m peito SB14
– Gabriel Tomelin, nos 400m livre S10
– Thomaz Matera, nos 100m costas S12
– José Luiz Perdigão, nos 100m costas S11
– Lucas Simões, nos 50m livre S7

Bronze
– Beatriz Carneiro, nos 100m peito SB14
– Rildene Firmino, nos 50m peito SB3
– Guilherme Silva, nos 50m livre S13
– Fabiano Toledo, nos 50m livre S7
– Ronystony Cordeiro, nos 50m livre S4

Público
Serão distribuídos 600 ingressos por sessão na entrada principal do Parque Olímpico da Barra, na Avenida Abelardo Bueno. O quiosque para retirada abrirá uma hora antes de as provas começarem. Não haverá estacionamento no local e não será permitida a entrada de táxi ou outros veículos não credenciados no parque.

Programação da competição:

23/4 – Sessão 2 – Das 19h – 21h20

24/4 – Sessão 1 – Das 10h30 às 12h50

Convênio – Ministério do Esporte 
A participação das Seleções Brasileiras de jovens e principal de paranatação no Open Internacional Caixa Loterias é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Patrocínio
As equipes de natação têm patrocínio da Caixa Loterias.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery